Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço

Autores/as

  • Anedmafer Mattos Fernandes Prefeitura Municipal de Jundiaí

Palabras clave:

Ensino de Geografia. Espaço. Paisagem e ecologia sonora. Linguagem.

Resumen

Para ampliar a leitura do espaço geográfico, é importante que se desenvolvam metodologias em consonância com o mundo em que os alunos vivem. Dessa forma, é necessária a busca de um diálogo entre arte, a ciência e a vida, para que a Geografia permita ao ser humano uma compreensão mais ampla do que é ser humano a partir da espacialidade em que a sua vida se desenvolve. Os conceitos de Paisagem Sonora e Ecologia Sonora trazem toda a dimensão cotidiana necessária ao desenvolvimento da linguagem da Geografia, além de um importante desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço por parte dos alunos. Um exemplo disso é a peça musical 4’33’’de John Cage, que ao ser entendida como um recurso que possibilita um recorte no tempo e no espaço, pode nos ser uma importante ferramenta na elaboração de estratégias de aula que objetivem analisar, discutir e descrever o espaço geográfico.

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Publicado

2010-03-18

Cómo citar

Fernandes, A. M. (2010). Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço. ENTRE-LUGAR, 1(1), 113–132. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615

Número

Sección

Artículos