A hard day’s night: encontro entre Geografia e Cinema
Palabras clave:
Geografia. Cinema. Arte. Mercadoria. Beatles.Resumen
Neste artigo discutimos os caminhos atuais do pensamento geográfico e os possíveis diálogos que a nossa disciplina pode estabelecer com outros saberes. A pesquisa que o originou é o desdobrar das atividades realizadas no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas (GPLG) e integra a Rede de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação. Aqui abordaremos como o cinema se configura com uma possibilidade de capturar elementos que podem ser analisados do ponto de vista geográfico, estabelecendo um território de potencialidades múltiplas. O filme A hard day’s night foi escolhido por articular linguagens imagéticas e sonoras no sentido de instaurar a estética do vídeo e do processo de criação mercadológica de bens culturais para serem consumidos em nível global por jovens. Nesse processo, podemos identificar forças em que os processos de localização e orientação da juventude são recriados para novos padrões espaciais, permitindo fazer geografia aliando diferentes linguagens.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-22
Cómo citar
Voltareli, J. P., & Beraldi, F. B. (2014). A hard day’s night: encontro entre Geografia e Cinema. ENTRE-LUGAR, 5(10), 23–39. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5140
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).