Orientação cartográfica: a experiência do percurso
Palabras clave:
Cartografia. Orientação. Percurso. Experiência. Bússola.Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e reflexões sobre a Oficina de Orientação Cartográfica, oferecida para alunos do Ensino Fundamental de uma escola de São João del-Rei. Essa Oficina foi desenvolvida por alunos da disciplina Estágio Supervisionado I, do Curso de Geografia, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Além de trabalhar a Orientação segundo os princípios da Cartografia, a Oficina procurou oferecer uma situação de ensino, em que o percurso proposto se constituía em uma experimentação capaz de sensibilizar os alunos de forma não representativa. A ideia era delinear novos caminhos: não apenas aqueles que se revelam em nossos deslocamentos, mas, também, em nossos autodeslocamentos, movimentos.Descargas
Citas
ALMEIDA, Rosangela Doin; PASSINI, Elza Yasuko. Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2008.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: 34, 1992.
GALLO, Sílvio. Deleuze e a Filosofia. Aula proferida no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, 2007. (Parte 1, )
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
______; TEDESCO, Sílvia; PASSOS, Eduardo. Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.
LINS, Daniel; PELBART, Peter Pál (Orgs.). Nietzsche e Deleuze: bárbaros, civilizados. São Paulo: Annablume, 2004.
MIRANDA, Zandra Coelho de. Impressões em cerâmica: convite ao encontro caótico entre a cerâmica, a gravura e o fogo. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
______. Percurso. A paisagem em transformação. Exposição. Curso de Artes Aplicadas. Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Prólogo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
POPKEWITZ, Thomas, S. Reforma educacional: uma política sociológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Rosa dos Ventos. São Paulo: Global, 2011.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Stúdio Nobel, 2002.
SARAMAGO, José. A Caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).