Desafios para o partido comunista chinês e as possibilidades de cooperação Brasil- China

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v15i30.19358

Palabras clave:

Entrevista, Brasil-China, Partido Comunista, Cooperação

Resumen

Este ano, Brasil e China comemoram 50 anos de relações diplomáticas. Para refletir sobre essa parceria ,que tem se tornado mais complexa e estratégica, o presente dossiê entrevistou intelectuais  brasileiros e chineses. São personalidades reconhecidas e influentes em suas instituições e áreas de atuação que nos deram a honra de compartilhar um pouco de suas impressões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isis Paris Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

Historiadora (2020), Mestre em Políticas Públicas pela UFRGS (2023) e Doutoranda em Políticas Públicas pela mesma instituição (2023-2026). Pesquiso instituições e governança na China. Desempenho a função de Assessora de Políticas Públicas na Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e de coordenadora acadêmica no grupo de estudos GEChina- USIALAC (UNB).

Diego Pautasso, Colégio Militar de Porto Alegre

Colégio Militar de Porto Alegre. Professor de Relações Internacionais da UNISINOS, autor do livro China e Rússia no Pós-Guerra Fria, editora Juruá, 2011. 

Eduardo Von Dentz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Geografia (UFSC-2022). Mestre em Geografia (Unioeste campus F. B-2018), Licenciado em Geografia (UFFS campus Chapecó-2015). Participa como membro do grupo de pesquisa da UFSC: Formação Sócioespacial: progresso técnico e desenvolvimento econômico (GEOTDE) e da UERJ: Nova economia do projetamento, na linha de pesquisa sobre complexo agroindustrial. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica e regional, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia econômica, agronegócios, complexos produtivos e complexidade geoeconômica regional. É professor na área de Geografia Humana e econômica no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Lisandra Pereira Lamoso, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Unesp de Presidente Prudente (1990), Mestre em Geografia pela mesma instituição (1994) e Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). É Professora Titular na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com atuação no curso de graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado). Docente no Mestrado e Doutorado em Geografia da UFGD. Suas pesquisas têm ênfase em Geografia Econômica, pesquisando principalmente os temas: Desenvolvimento econômico brasileiro; Comércio exterior; Geografia de Mato Grosso do Sul. Coordenou pesquisa sobre segurança pública nos municípios de fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul, como parte das atividades do ENAFRON. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Geografia da UFGD 2006 a 2009. Foi editora da Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege) de 2014 a 2017; membro do Conselho Científico da Revista de Geografia (IBGE). Realizou estágio de pós-doutoramento na UFRJ em 2009; na Facultad de Ciências Económicas y Empresariales da Universidade Autónoma de Madri (Espanha) em 2016/2017 e no Instituto de Geociências da Unicamp, em 2021/2022. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2, do CNPq.

Citas

.

Publicado

2024-12-12

Cómo citar

Maia, I. P., Pautasso, D., Von Dentz, E., & Lamoso, L. P. (2024). Desafios para o partido comunista chinês e as possibilidades de cooperação Brasil- China . ENTRE-LUGAR, 15(30), 313–325. https://doi.org/10.30612/rel.v15i30.19358