ESTADO E INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL: ANÁLISE DAS POLÍTICAS INOVAR-AUTO E ROTA 2030

Autores/as

  • José Augusto Claro Junior Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Leandro Bruno Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v11i21.12051

Palabras clave:

Estado. Indústria automobilística. Inovar-Auto e Rota 2030. Políticas públicas.

Resumen

A relação entre a indústria automobilística e o Estado é marcada por diversas particularidades, apresentando uma trajetória histórica de iniciativas colaborativas e relações conflitivas. O foco deste artigo recai sobre as políticas industriais indutoras direcionadas ao setor automobilístico, sobretudo as mais recentes, como o programa Inovar-Auto e a Rota 2030. Os procedimentos metodológicos abrangeram levantamento bibliográfico, levantamento de dados secundários em bancos de dados (ANFAVEA, FENABRAVE, RAIS) e informações em revistas especializadas, sistematização e análise dos dados. O Inovar-Auto e o Rota 2030 favorecem as empresas com diversos benefícios, porém, o retorno do ramo automobilístico aos benefícios fiscais é pouco demonstrativo, apresentando números relacionados ao emprego, à produção e à exportação aquém do esperado.

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Biografía del autor/a

José Augusto Claro Junior, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre pelo Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus de Campos dos Goytacazes. Professor de Educação Básica II - Geografia pelo Governo do Estado de São Paulo.

Leandro Bruno Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Geografia pela Unesp – Presidente Prudente. Coordena o Núcleo de Estudos em Economia Política Geográfica (NEEPG). Docente na Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq

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Publicado

2020-06-01

Cómo citar

Claro Junior, J. A., & Santos, L. B. (2020). ESTADO E INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL: ANÁLISE DAS POLÍTICAS INOVAR-AUTO E ROTA 2030. ENTRE-LUGAR, 11(21), 101–127. https://doi.org/10.30612/el.v11i21.12051

Número

Sección

Artículos