O discurso da natureza e a natureza do discurso ambiental: ciência, tecnologia e mercado no debate da questão ecológica

Autores/as

  • Luis Guilherme Almeida Bandeira Menezes Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Epistemologia ambiental. Filosofia da ciência. Ecologia política. Razão comunicativa. Ordem ambiental.

Resumen

O presente artigo busca uma des-re-construção crítica acerca das relações Natureza-Homem-Espaço. Para isso procuramos analisar a noção de desenvolvimento e de sustentabilidade que emergem no debate ambiental contemporâneo sustentado por um discurso técnico, científico e mercadológico. Indicaremos a emergência de diferentes saberes que nos conduziriam a uma ruptura de paradigma e ainda a aparição de uma ordem ambiental internacional responsável pela formação de uma visão consensual sobre o tratamento do meio. O aparecimento da Agenda 21 abre um novo debate sobre as possibilidades e limites de um mesmo paradigma economicista vigente responder às novas demandas. Com esse trabalho objetivamos uma maior inteligibilidade e envolvimento entre os entes sócio-espaciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Guilherme Almeida Bandeira Menezes, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-FFP) e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF.

Publicado

2011-06-18

Cómo citar

Menezes, L. G. A. B. (2011). O discurso da natureza e a natureza do discurso ambiental: ciência, tecnologia e mercado no debate da questão ecológica. ENTRE-LUGAR, 2(3), 35–58. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1000

Número

Sección

Artículos