As fronteiras da fronteira e a expressão da multitransterritorialidade acreana
Keywords:
Frente. Fronteira. Multitransterritorialidade. Acre.Abstract
Neste artigo, procurou-se inicialmente, situar o Acre no contexto da questão agrária brasileira, através da análise da dinâmica da fronteira e, por fim, articular as fases da fronteira (fronteiras interpretativas da fronteira) com a formação da multitransterritorialidade acreana com a discussão da nova fase/face da fronteira econômica com a inserção do agronegócio florestal. Para tanto, desenvolveu-se na primeira parte do texto uma análise sobre conceitos e concepções de frente/fronteira relacionadas com o movimento de articulação do capital em nível nacional e seus desdobramentos no espaço acreano e a formação das territorialidades seringueira e fazendeira e, na segunda parte, apresentam-se as implicações das frentes/fronteiras na formação da multitransterritorialidade acreana. Como metodologia utilizou-se o método qualitativo através do procedimento de revisão bibliográfica. Em vista de tudo, percebeu-se que a fronteira econômica acreana proporcionou as situações de maiores contradições na produção do espaço rural em suas duas frentes pioneiras e suas respectivas territorialidades, que, nesse caso, são marcadas na história e perpetuadas no território, através da multitransterritorialidade acreana expressada na atualidade pelo agronegócio florestal, dentre outras formas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-07
How to Cite
Farias, C. S. de, & Silva, S. S. da. (2014). As fronteiras da fronteira e a expressão da multitransterritorialidade acreana. ENTRE-LUGAR, 5(9), 95–110. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4499
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).