O sentido de lugar para os catadores-carrinheiros: habitar entre a casa e a rua na cidade de Londrina
Keywords:
Geografia Humanista. Fenomenologia. Casa e Lar. Experiência Urbana.Abstract
Tendo com pressuposto a fenomenologia enquanto abordagem filosófica em geografia, o texto aponta para as possibilidades de um trabalho de campo a partir desta abordagem e descreve a íntima relação existente entre os catadores-carrinheiros da cidade de Londrina (PR) com o lugar buscando compreender o sentido e os significados que estes, a partir de seu modo de vida, estabelecem com o mesmo. Aponta ainda para a questão da segurança/insegurança existencial desprendida a partir do movimento que os catadores-carrinheiros revelam com suas histórias de vida. Com o objetivo de despertar o olhar geográfico para questões ainda pouco exploradas o texto visa compreender a relação ontológica e existencial do homem e seu modo de vida com o espaço em que habita.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-06-21
How to Cite
Reis, D. F., Junior, E. M., & Gratão, L. H. B. (2012). O sentido de lugar para os catadores-carrinheiros: habitar entre a casa e a rua na cidade de Londrina. ENTRE-LUGAR, 3(5), 117–136. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1469
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).