Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço
Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Espaço. Paisagem e ecologia sonora. Linguagem.Resumo
Para ampliar a leitura do espaço geográfico, é importante que se desenvolvam metodologias em consonância com o mundo em que os alunos vivem. Dessa forma, é necessária a busca de um diálogo entre arte, a ciência e a vida, para que a Geografia permita ao ser humano uma compreensão mais ampla do que é ser humano a partir da espacialidade em que a sua vida se desenvolve. Os conceitos de Paisagem Sonora e Ecologia Sonora trazem toda a dimensão cotidiana necessária ao desenvolvimento da linguagem da Geografia, além de um importante desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço por parte dos alunos. Um exemplo disso é a peça musical 4’33’’de John Cage, que ao ser entendida como um recurso que possibilita um recorte no tempo e no espaço, pode nos ser uma importante ferramenta na elaboração de estratégias de aula que objetivem analisar, discutir e descrever o espaço geográfico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-03-18
Como Citar
Fernandes, A. M. (2010). Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço. ENTRE-LUGAR, 1(1), 113–132. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).