A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos
Palavras-chave:
Imagem fotográfica. Espaço contemporâneo. Sociedade de controle. Pensamento disperso.Resumo
A popularização da fotografia e a sua conexão com vários meios é uma marca das chamadas sociedades de controle. Ao apresentar diferentes imagens do espaço contemporâneo, a fotografia tem a capacidade de revelá-lo e de ocultá-lo, gerando uma ambiguidade tensionadora naquele que frui, lê e significa as imagens. Com o objetivo de refletir o modo pelo qual a imagem fotográfica pode ser identificada como expressão, composição e meio e, assim, permitir que o sujeito contemporâneo contorne a sua ação no espaço por meio de dois movimentos ontológicos, ver e ser visto, elaborou-se a seguinte interrogação: a tarefa humana central de pensar, posicionar-se e compor a trama do discurso tornou-se menos importante que outrora, levando o sujeito contemporâneo a acessar os móveis que alimentam a sociabilidade atual marcada pelo consumo, performance e espetáculo? Inspirou-se numa concepção totalizante da imagem fotográfica e do seu vínculo com a história e com o espaço, bem como se tratou de esmiuçar o procedimento da sondagem percepcional, a leitura de documentos e a construção de sínteses de interpretações feitas por autores de diversos campos científicos. Sintetizou-se que os vários sentidos da imagem fotográfica ancoram num desafio cognitivo crucial: construir representações do espaço contemporâneo.Downloads
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Publicado
2014-12-22
Como Citar
Chaveiro, E. F., & Borges, R. M. R. (2014). A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos. ENTRE-LUGAR, 5(10), 68–88. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5133
Edição
Seção
Artigos
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