Apontamentos sobre a construção da região transnacional gaucha
Palavras-chave:
Região. Identidade sócio-espacial. Região transnacional gaucha.Resumo
O artigo centra a análise na relação entre região, identidade e política, mais especificamente no que estamos chamando de região transnacional gaucha, ao sul do continente americano. Debatemos a região no âmbito da “constelação geográfica de conceitos”, estabelecendo relações com outros conceitos, como território e lugar. Realizamos um resgate histórico da identidade sócio-espacial gaucha, elemento central da referida região transnacional, para depois discutirmos as vertentes desta identidade, identificando as lógicas zonal e reticular de articulação do espaço geográfico em cada vertente. Finalizamos com o aprofundamento das noções de categoria de análise e de categoria da prática, destacando sua indissociabilidade e aplicando-as à região transnacional gaucha.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-07
Como Citar
Zilio, R. (2014). Apontamentos sobre a construção da região transnacional gaucha. ENTRE-LUGAR, 5(9), 59–73. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4497
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).