Pesquisa empírica: narrativa de uma experiência em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v12i23.14796Palavras-chave:
Moçambique. Pesquisa Empírica. Neoextrativismo.Resumo
O presente ensaio narra a dificuldade e a importância da pesquisa empírica na Geografia em países de instabilidade econômica, política e social, o que leva a tensões e conflitos. A partir da experiência em Moçambique, onde percorri os territórios do neoextrativismo da multinacional Vale S.A., cruzando o Malawi, relato a problemática da realização da pesquisa empírica para a produção de informações, o compromisso do pesquisador com seu objeto de estudo e a importância da função social do geógrafo. Seu objetivo é convidar o leitor para uma reflexão sobre os impactos territoriais de multinacionais neoextrativistas e as dificuldades e importância da pesquisa empírica na Geografia em territórios, às vezes, não tão receptivos a olhares externos.
Downloads
Referências
AB´SABER, Aziz Nacib. O que é ser geógrafo? Rio de Janeiro: Record, 2007.
ADAS, Sérgio. O campo do geógrafo: colonização e agricultura na obra de Orlando Valverde. Tese. Universidade de São Paulo. FFLCH. Departamento de Geografia. 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-04062007-152940/publico/TESE_SERGIO_ADAS_VOLUME_1.pdf. Acesso em 15/05/202.
ANDRADE, Manoel Correia de. A Terra e o Homem no Nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1973.
CASTRO, Josué de. Geografia da fome. O dilema brasileiro: pão ou aço. Rio de Janeiro: Antares Achia-mé; 1980.
LACOSTE, Yves. An illustration of geographical warfare: bombing of the dikes on the Red River, North Vietnam. USA: Antipode, nº 5, 1973. Disponível em: https://atrium2.lib.uoguelph.ca/xmlui/bitstream/handle/10214/1826/32-Lacoste.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 14/05/2020.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2005. 252p.
MONBEIG, Pierre. O Brasil. São Paulo: Difel, 1985.
MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec, POlis, 1984.
SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Pesquisa de campo em geografia. Rio de Janeiro: Geographia, V. 4, nº 2. 2007. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13423/0. Acesso em 15/05/2020.
WEIBEL, Leo. Capítulos de geografia tropical e do Brasil. Rio de Janeiro. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Conselho Nacional de Geografia: 1958.
WHITACKER, Guilherme Magon. Geopolítica dos recursos naturais estratégicos e questão agrária em Moçambique: a Vale S.A. e o extrativismo epidêmico. Caderno de Geografia. PUC Minas. Edição especial. V. 29, nº 2. 2019. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/20719. Acesso em: 15/05/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).