Lugar e paisagem em espaços urbanos do/no processo de globalização
Palavras-chave:
Lugar. Paisagem. Metrópole. Bairro.Resumo
As empresas transnacionais e nacionais, sob a luz do capitalismo, instaladas especialmente em bairros centrais da cidade de Belém-PA, estariam complementando a metrópole de equipamentos urbanos com novas paisagens padronizadas pelas empresas de fast food, fortalecendo o cosmopolitismo concernente a todas as grandes metrópoles brasileiras e mundiais, ou trazendo efeitos negativos para os moradores e trabalhadores do circuito inferior da economia, residentes em bairros centrais; como a mudança do espaço urbano, a provável transmutação destes lugares para não lugares, reforçado pelas mudanças paisagísticas, aponta continuamente para o capitalismo como vetor de mudanças na morfologia e, conseqüentemente, das relações sócio-cuturais no espaço.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-19
Como Citar
Silva, M. E. C. (2010). Lugar e paisagem em espaços urbanos do/no processo de globalização. ENTRE-LUGAR, 1(2), 75–92. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1238
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).