Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira
DOI :
https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i29.11926Mots-clés :
campo, educação, políticas públicas, resistênciaRésumé
O artigo objetiva expor um conjunto de reflexões e análises sobre a Educação do Campo no período de tempo entre a última década do século XX e primeira década do século XXI, no Brasil e os desafios enfrentados na atualidade, pós-golpe de 2016 e no contexto do governo Bolsonaro. As novas configurações de poder no campo, maior presença e intervenção do Estado e de formas extraordinárias de organização dos/as camponeses/as foram determinantes para a implementação da Educação do Campo, no Brasil, naquele período. Sobre o período atual, caracterizado por múltiplas ofensivas do capital sobre todos os setores sociais, notadamente as escolas, sobre os/as professores e sobre as políticas públicas de educação; a deliberada desestruturação das instituições públicas de ensino, desde a educação básica até a educação superior; os efeitos das novas normativas exaradas pelos órgãos de governo e de Estado associados ao capital; e, por outro lado, os desafios a que devem confrontar-se a resistência organizada e ativa dos setores populares no campo da educação e da Educação do Campo é que versará o presente artigo.
Téléchargements
Références
BORGES, H. (2017). Sob aplausos do mercado financeiro, empresários já lucram com a reforma do ensino médio. The Intercept Brasil. 20 out.2017. Disponível em: https://theintercept.com/2017/10/20/sob-aplausos-do-mercado-financeiro-empresarios-ja-lucram-com-reforma-do-ensino-medio/
Reunião Ampliada do FONEC. Brasília. Relatório Final. Setembro 2017.
BRASIL. Censo Escolar 2014 e 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em 06 maio 2020.
CALDART, R.S. et.al. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio/Fiocruz, 2012.
CARTER, M. Desigualdade Social, Democracia e Reforma Agrária. In: STEDILE, J.P. (org.). Experiências históricas de Reforma Agrária no mundo. São Paulo: Expressão Popular, 2020.p.29-40.
FREITAS, L.C.de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
MELO, C.C. Os 20 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e a importância do tripé movimentos sociais - instituições de ensino – INCRA. In: GUEDES, C.G. (orgs.) Memória dos 20 anos da Educação do Campo e do Pronera. Brasília, 2020. No prelo.
MOLINA, M.C.et al.(orgs.) Educação do Campo e formação profissional: a experiência do Programa Residência Agrária. Brasília: MDA, 2009. (NEAD Experiências 2).
SANTOS, C.A. O Golpe e a cassação do direito fundamental dos camponeses à Educação do Campo. OKARA: Geografia em Debate. Universidade Federal da Paraíba. Vol.12. n.º 2.p.322-433.2018.
_____________. et al.(orgs.) Dossiê Educação do Campo: Documentos 1998-2018. Brasília: Editora UnB, 2020. No prelo.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)