Entrevista realizada com a geógrafa Alexandrina Luz Conceição
DOI :
https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.20992Mots-clés :
Entrevista, História da Geografia, mulheres na ciênciaRésumé
Esta entrevista foi realizada em Aracaju, Sergipe, Brasil, no dia 27 de janeiro de 2025.[1] Numa calorosa e luminosa manhã de segunda-feira aportamos na residência da nossa entrevistada com um roteiro pré-estabelecido e algumas ideias articuladas em mente. Entretanto, a entrevista assumiu um tom de conversa que nos permitiu conhecer mais da pessoa Alexandrina e fomos guiados pela sua memória do tempo através de uma trajetória de vida pouco linear e de sua experiência na militância política que atravessou os movimentos de Igreja, passando pela POLOP com importante atuação na resistência à Ditadura civil-militar até a fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (SINTESE). Participaram deste momento como entrevistadoras e entrevistador: Josefa de Lisboa Santos, Ana Rocha dos Santos, Mônica Cox de Britto Pereira e Claudio Ubiratan Gonçalves. Foi um pouco mais de 02:00 horas de entrevista regada a um excelente café que nos inspirou na escuta e nas indagações que fizemos para conhecer um pouco mais desta mulher baiana de origem, e sergipana por opção. Alexandrina Luz Conceição vive em Aracaju desde o ano de 1970 e iniciou sua vida profissional como professora na rede estadual de ensino em 1972. Recebeu o título de cidadã sergipana pela Assembleia Legislativa de Sergipe em 2004 e de cidadã aracajuana pela câmara municipal de Aracaju em maio de 2024. Possui graduação em Geografia (1973) e mestrado em Geografia (1991) pela Universidade Federal de Sergipe, doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001). É professora emérita da Universidade Federal de Sergipe e foi Presidenta Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros na gestão 2008 – 2010. Foi Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe até o ano de 2006. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Sergipe. Coordena o Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de reordenamentos territoriais. (Blog: https://www.grupogpect.org/). Também é consultora da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Após apresentada a nossa entrevistada, vamos a entrevista!
[1] Agradecimentos especiais pelo apoio técnico a Geógrafa Ingrid Sthefanny Gomes de Farias pela transcrição da entrevista.
Téléchargements
Références
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz; CARLO, Ana Fani A.; SOUZA NETO, Manoel F. de; Del Gaudio, Rogata. S. (Orgs.). Marx, a geografia e a teoria crítica. Editora Consequência, Rio de Janeiro, 2023.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. Usos e abusos da categoria território. Revista da ANPEGE, Rio Claro, vol. 17, n.32, 2021.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. Produção do Espaço e Conflitos Territoriais: Expropriação da terra e exploração da natureza. In; (Org.) SUERTEGARAY, D. M. (et.al.). Geografia e Conjuntura Brasileira. 1ª ed. Rio de Janeiro, Consequência Editora, 2017.
SANTOS, Ana Rocha dos. Sobre pensar e ser geógrafa: vida e história que se confundem com a prática transformadora da realidade – uma homenagem a Alexandrina Luz Conceição. Revista Geonordeste, São Cristovão, vol. 31, n. 2, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)


