Geografias emocionais nas geografias da comunicação: os discursos da paisagem na série “Senna”

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DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.19986

Mots-clés :

Geografias emocionais, Paisagem, Discursos espaciais, Senna

Résumé

As geografias emocionais tratam das relações entre os aspectos espaciais e as emoções a partir de uma abordagem interdisciplinar. Uma das maneiras de se efetivar suas pesquisas é pensar como as emoções estão presentes em produtos audiovisuais. A partir disso, este artigo objetiva investigar como paisagem está presente na série Senna (2024), compreendendo como tais paisagens, e suas relações com a emoção, revelam discursos geográficos. Para tanto, além de uma revisão bibliográfica, foi utilizada a análise dos elementos fílmicos de Costa (2013), trabalhando com as imagens, a intertextualidade e o som. Foi evidenciado que as experiências emocionais das paisagens podem ser veiculadas de várias maneiras, seja por presença de aspectos naturais em evidência ou por meio de animismo, revelando paisagens hedonistas. Os discursos produzidos por tais experiências paisagísticas aludem a uma identificação de Senna com a identidade nacional brasileira.

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Biographie de l'auteur-e

Francyjonison Custodio do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Licenciatura em Geografia pelo IFRN (2014). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido pelo IFRN (2023). Mestre em Geografia (2015-2017) pela UFRN. Doutor em Geografia (2017-2021) pela UFRN. Atualmente, é professor efetivo de Geografia da Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

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Publié-e

2025-10-05

Comment citer

Nascimento, F. C. do. (2025). Geografias emocionais nas geografias da comunicação: os discursos da paisagem na série “Senna”. Revista Da ANPEGE, 21(45). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.19986