Concessões de rodovias no Brasil: formação de grupos econômicos e concentração de capitais

Autores/as

  • Cássio Antunes Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2017.1322.0004

Resumen

O capitalismo tem como um de seus princípios básicos a concentração de capitais. No setor de infraestrutura rodoviária, isto não é diferente, especialmente após a década de 1990, quando o neoliberalismo penetrou mais profundamente nas decisões políticas no Brasil. Nesse texto são analisadas as trajetórias de cinco grupos econômicos (Arteris, CCR, Ecorodovias, Invepar, Triunfo) e duas grandes empresas (A.B Concessões e Odebrecht TransPort) que atuam em concessões de rodovias no país. Também demonstramos que as concessões de rodovias se constituem em negócios altamente seguro e lucrativo. Os cinco grupos e as duas empresas analisadas concentram 14.192 dos aproximadamente 20 mil quilômetros de rodovias concedidas no Brasil.

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Publicado

2017-09-23

Cómo citar

Oliveira, C. A. (2017). Concessões de rodovias no Brasil: formação de grupos econômicos e concentração de capitais. Revista Da ANPEGE, 13(22), 86–118. https://doi.org/10.5418/RA2017.1322.0004

Número

Sección

Artigos