BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.12706Palabras clave:
BNCC, Linguagem Cartográfica, Ensino de GeografiaResumen
A Base Nacional Comum Curricular passa a ser uma referência nacional normativa a partir de 2018. Diante disso, este texto tem como objetivo analisar a proposta de currículo da BNCC para a linguagem cartográfica no Ensino Fundamental na disciplina Geografia. A metodologia aplicada consistiu na análise documental da BNCC e sua fundamentação teórica baseou-se em Cavalcanti (2011; 2019) Richter (2017) Richter e Moraes (2020), Duarte (2017) e outros autores. Nos resultados, identificou-se que a proposta da BNCC valoriza o desenvolvimento do pensamento espacial e o raciocínio geográfico no ensino de Geografia. Nesse sentido, a linguagem cartográfica assume papel de destaque para compreensão do espaço geográfico e, nesse sentido, o aluno deve ser incentivado a desenvolver a competência de leitura e elaboração de mapas e gráficos. Além disso, constatou-se que a linguagem cartográfica é um suporte para as análises dos objetos de estudo da Geografia.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Uma proposta metodológica para a compreensão de mapas geográficos. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (org.). Cartografia escolar. 2 ed. São Paulo, Contexto, 2010. p. 145-171.
ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. 5 ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2013.
BITTENCOUT, Jane. A base nacional comum curricular: uma análise a partir do ciclo de políticas. XIII congresso nacional de educação – educere, 2017. p. 553-569. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24201_12678.pdf. Acesso em 22 de mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Brasília: MEC, 2017. Disponível em: . Acesso em: 5 ago. 2018.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/civil03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394. 1996. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília, DF, 1997. Disponível em: < portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. A Geografia escolar e a sociedade brasileira contemporânea. In: TONINI, Ivaine Maria et al (org.). O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto alegre: UFRGS, 2011.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A alfa Comunicações, 2019.
DUARTE, Ronaldo Goulart. A linguagem cartográfica como suporte ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos da educação básica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, 2017. p. 187-206. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo. Acesso em 15 de abr. 2020.
GIROTTO, Eduardo Donizeti. Dos PCNS A BNCC: O ensino de geografia sob o domínio neoliberal. Rio de Janeiro. Geo UERJ n. 30, 2017. p. 419-439. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj. Acesso em 16 de jan. 2018.
MARTINELLI, Marcelo. Mapas da geografia e cartografia temática. 5 ed. São Paulo: contexto. 2009.
PORTELA, Mugiany Oliveira Brito. A BNCC para o ensino de Geografia: a proposta das ciências humanas e da interdisciplinaridade. In: OKARA: Geografia em debate, v. 12, n. 1, p. 48-68, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/okara/article/view/38216/19359. Acesso em 01 ago. 2020.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning to think spatially: GIS as a support system in the K-12 curriculum. Washington: National Research Council Press, 2006.
RICHTER, Denis. A linguagem cartográfica no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v. 7, n. 13, p. 277-300, jan./jun., 2017. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo. Acesso em 20 de abr. 2020.
RICHTER, Denis e MORAES, Loçandra Borges de. A Cartografia escolar na BNCC de Geografia do Ensino Fundamental: uma análise do pensamento espacial e do raciocínio geográfico. In: ROSA, Claúdia do Carmo, BORBA, Odiones da Fátima, OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. (org.). Formação de professores e ensino de Geografia: contextos e perspectivas. Goiânia: ed. C&A Alfa Comunicação, 2020. p. 141-168.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)