Cidades em negociação. “Máquinas de crescimento urbano” e o preço da terra nas cidades médias de Londrina e Maringá
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2018.1424.0001Palabras clave:
preço da terra urbana, valorização imobiliária, cidades médias, “máquina de crescimento urbano”, Londrina/PR, Maringá/PR.Resumen
Neste artigo detemo-nos no estudo do mercado da terra, apreciando a estruturação do preço da terra urbana em duas cidades médias brasileiras em contexto recente. A compreensão da produção da terra urbana perpassa a análise do que orbita em torno a ela, tal como a produção e a valorização imobiliária, seus agentes e suas estruturas. A partir disso, então, estaremos em face dos atributos essenciais para apreendermos a distribuição e o deslocamento espaciais da valorização imobiliária no ambiente construído e, finalmente, analisarmos especificamente a oferta de terrenos urbanos, bem como os agentes que negociam e vendem frações e parcelas da cidade, fazendo dela cada vez mais uma “máquina de crescimento urbano” locomotiva das várias formas de rentismo e especulação imobiliária.
Descargas
Citas
ABRAMO, Pedro. A cidade caleidoscópica. Coordenação espacial e convenção urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
ABRAMO, Pedro. A dinâmica imobiliária. Elementos para o entendimento da espacialidade urbana. Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro, Ano III, Nº especial, 1989.
ABREU, Marlon A. de. O mercado imobiliário em Londrina, Marília e São José do Rio Preto: análise comparativa do processo de estruturação intraurbano. (2011). 136f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia), Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2011.
ABREU, Marlon A. de. Diferenciando o espaço e produzindo cidades: lógicas e agentes da produção do espaço urbano em Ribeirão Preto/SP e Londrina/PR. (2014). 171f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente/SP, 2014.
ABREU, Marlon A. de; AUTOR, . V. O estudo do mercado imobiliário em cidades médias: procedimentos para coleta e sistematização dos dados. GeoUERJ, Rio de Janeiro, v. 21, p. 297-323, 2014. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/10403. Acessado em 28 de mar. 2015.
ALCANTARA, Danilo M. de. Mudanças na produção do espaço urbano de Londrina (PR), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG): análise comparativa da dinâmica imobiliária recente. (2013). 189f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente/SP, 2013.
ALOCHIO, Luiz Henrique A. Plano Diretor Urbano e Estatuto da Cidade. Medidas Cautelares e Moratórias Urbanísticas. Belo Horizonte: Ed. Fórum, 2010.
AMORIM, Wagner Vinicius. A produção imobiliária e a reestruturação das cidades médias: Londrina e Maringá (PR). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.
AMORIM, Wagner Vinicius. A produção imobiliária e a reestruturação das cidades médias: Londrina e Maringá/PR. 2015. 413f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP.
AMORIM, Wagner Vinicius. A produção social do espaço urbano em Londrina - PR: a valorização imobiliária e a reestruturação urbana. (2011). Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente-SP, 2011.
ARCHELA, Rosely S.; THÉRY, Hervy. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Confins, Paris, v. 3, p. 1-14, 2008. Disponível em: http://confins.revues.org/3483?lang=pt. Acessado em 31 de mar. de 2015.
BRENNER, Neil. Reestruturação, reescalonamento e a questão urbana. GEOUSP, São Paulo, Nº 33, pp. 198-220, 2013.
CANO, Wilson. Reflexões sobre o papel do capital mercantil na questão regional e urbana do Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, v. 27, p. 29-57, 2010.
COIMBRA, Aline F. Análise comparativa do mercado imobiliário em Cidades Médias: a oferta de apartamentos, casas e terrenos urbanos em Campina Grande - PB, Mossoró - RN e Passo Fundo - RS. (2013). 126f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia), Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2013.
COMPANS, Rose. Empreendedorismo urbano. Entre o discurso e a prática. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
CORDOVIL, Fabíola C. de S.; RODRIGUES, Ana L. Segregação socioespacial e a negligência ao patrimônio construído: legado dos projetos e práticas do poder público municipal em Maringá - PR (Brasil). Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona, 1 de noviembre de 2012, vol. XVI, nº 418 (41). Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-418/sn-418-41.htm. Acessado em 14 de ago. de 2013.
GIRARDI, Eduardo P. Manual de utilização do programa Philcarto 4.XX para Windows. Presidente Prudente: [s.n.], 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2013/geografia_artigos/manual_do_philcarto.pdf. Acessado em 31 de mar. de 2015.
GOTTDIENER, Mark. A Produção Social do Espaço Urbano. (2ª ed.). São Paulo: Edusp, 1997.
LOGAN, John R.; MOLOTCH, Harvey L. Urban fortunes. The political economy of place. Los Angeles: University of California Press, 1987.
MELAZZO, Everaldo S. Dinâmica imobiliária e processos de estruturação intra-urbana em cidades de porte médio: hipóteses e propostas de trabalho. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=4500. Acessado em 27 de jan. de 2015.
MELAZZO, Everaldo S. Estratégias fundiárias e dinâmicas imobiliárias do capital financeirizado no Brasil dos anos 2000. Mercator, Fortaleza, V. 12, Nº Especial (2), 2013, p. 29-40. Disponível em: http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/viewFile/1118/507. Acessado em 27 de jan. de 2015.
SANTOS, Cintia P. dos. Processo de verticalização em Londrina: novas formas de produção e consumo de imóveis residenciais – 2000 a 2010. (2011). Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2011.
SILVA, Andressa L. Edifícios de alto padrão e as estratégias de venda dos agentes imobiliários. Um estudo de casos: Ecoville (Curitiba-PR) e Gleba Palhano (Londrina-PR). (2014). Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual de Maringá.
SILVA, Beatriz F. e. Quando o planejamento urbano conspira contra a cidade: uma avaliação através da recente produção imobiliária de Maringá. Anais do VII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, São Paulo, 2013.
SILVA, Bruno L. B. da. O Mercado de terras urbanas e seu papel na produção e transformação do espaço intraurbano em cidades médias: os casos de Ribeirão Preto/SP e São Carlos/SP. (2015). 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia), Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2015.
SOUZA, Marcelo L. de. Mudar a cidade: Uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011 [2001].
SOUZA, Marcelo L. de. Região, bairro e setor geográfico. In: ______. Os Conceitos Fundamentais da Pesquisa Sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SPOSITO, Eliseu S. Produção e a Apropriação da Renda Fundiária Urbana em Presidente Prudente. (1990). 156f. Tese (Doutorado em Geografia Humana), Universidade de São Paulo.
SPOSITO, Maria E. B. O chão em Presidente Prudente: a lógica da expansão territorial urbana. (1983) 233f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 1983.
TÖWS, Ricardo L. O Processo de verticalização de Londrina e de Maringá (PR) Brasil: o Estado e o capital imobiliário na produção do espaço. (2010). Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
TÖWS, Ricardo L.; MENDES, César M. Projeto Eurogarden em Maringá (PR): conflitos e estratégias na produção do espaço urbano. Anais do XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www.simpurb2013.com.br/wp-content/uploads/2013/11/GT13_ricardo.pdf. Acessado em 09 de jan. de 2015.
VILLAÇA, Flávio. A Terra como Capital (ou Terra-Localização). Espaço & Debates. São Paulo, N.º 16, p. 5 a 14, 1985.
VILLAÇA, Flávio. A Terra como Capital (ou Terra-Localização). In: ______. Reflexões Sobre as Cidades Brasileiras. São Paulo: Studio Nobel, 2012, Presidente Prudente. 25-40.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)