O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DAS PESQUISAS NOS PROGRAMAS NACIONAIS DE STRICTO SENSU (2008 – 2012)
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2014.1013.0006Resumen
Neste artigo será apresentado o Estado da Arte das pesquisas em Ensino de Geografia a partir da análise das Dissertações de mestrado defendidas no Brasil, entre os anos de 2008 e 2012, verificadas no banco de teses da CAPES. O objetivo é evidenciar os temas pesquisados sobre o Ensino de Geografia, bem como apresentar as instituições de ensino superior que incentivam este tipo de pesquisa no Brasil. As tabelas, gráficos e mapas estão inseridos para proporcionar ao leitor uma noção sobre os temas das pesquisas produzidas e sua espacialização no território nacional. Encontrou-se 257 Dissertações defendidas que tratam sobre o Ensino de Geografia, nos mais diversos programas de pós-graduação Stricto Sensu. Destacam-se os seguintes temas: sobre a escola, políticas públicas, modalidade de educação, sobre o professor de Geografia, conteúdos geográficos e recursos didáticos. Sobressaem os assuntos relacionados aos recursos didáticos, aos conteúdos de Geografia e à formação docente. No tocante à distribuição geográfica, a produção das pesquisas em Ensino de Geografia concentra-se na região sudeste e sul. Por m, por ser uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte possui caráter crítico e reflexivo, por isso, auxilia no desenvolvimento de novas demandas de pesquisa, conceitos e paradigmas.
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