Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET)

história, diagnóstico e perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17495

Palabras clave:

Estudos territoriais, Geografia, Pós-Graduação, Rede de pesquisadores, Inserção regional

Resumen

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (Proet) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) se apoia e usa como trunfo a natureza multicampi da instituição (presente em 26 cidades), pois é produto da articulação de professores que trabalham em cinco campi, localizados em diferentes regiões do estado. Objetiva-se com este texto descrever o processo de gestação do Programa, caracterizando o perfil e a atuação do seu corpo docente, dos mestrandos e dos egressos. O texto se apoia no levantamento de dados oriundos dos sistemas da gestão (Sistema de Seleção Discente de Pós-Graduação – SSPPG e o Sistema Integrado de Gestão da Informação da Pós-Graduação Stricto Sensu – Pandora) e do Banco de Dados Interno. A análise dos objetos, dos temas e das abordagens mais recorrentes em suas linhas de pesquisa revelou que as pesquisas dos docentes e os trabalhos de conclusão dialogam com as realidades locais e regionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Agripino Souza Coelho Neto, Universidade do Estado da Bahia (Uneb/Campus I)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1991), Bacharel em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1999), Especialista em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutor em Geografia na Universidade Federal Fluminense. Professor dos cursos de Urbanismo e Geografia da Universidade do Estado da Bahia. Professor do Mestrado Acadêmico em Estudios Territoriais (UNEB). Professor do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial (UEFS). Coordenador do Grupo de Pesquisa Território, Rede e Ação Política (TERRITÓRIOS/DCET/UNEB/CAMPUS I) e pesquisador do Grupo de Pesquisa GEOMOV (DCHF/UEFS). Membro del Centro de Estudios y de Gestión en Redes Académicas (CEGRA) da Universidad Nacional de Río Cuarto (Córdoba-Argentina). Especialista nas áreas de Geografia Política, Geografia Regional e Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Política e Gestão Territorial, Irrigação Pública, Ação coletiva e territorialidades, cidades pequenas e ruralidades. Com estudos sobre os recortes regionais do Vale do São Francisco e Território do Sisal.

Gustavo Barreto Franco, Universidade do Estado da Bahia (Uneb/Campus I)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Bolsista FAPESB) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008), doutorado em Engenharia Civil (Bolsista CNPq) pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e pós-doutorado em Engenharia Agrícola e Ambiental (Bolsista CNPq) pela Universidade Federal de Viçosa (2012). É professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) dos cursos de Bacharelado em Urbanismo e do Mestrado Acadêmico em Estudos Territoriais (PROET). Ex-coordenador dos cursos de Licenciatura em Geografia, de Bacharelado em Urbanismo e de Mestrado Acadêmico em Estudos Territoriais (PROET). Já atuou como docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e do Mestrado em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus de Campos dos Goytacazes. É membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da área de Ciências Exatas e da Terra - FAPESB.

Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI)

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI) na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET/UNEB/DCET, Campus I). Professora colaboradora no Núcleo de Pós-graduação Gastão Guimarães. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS,1993); especialização em Supervisão Escolar (UEFS, 1999) e em Avaliação (UNEB, 2002); mestrado (2005) e doutorado (2013) no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/Universidade do Estado da Bahia). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2019). Integra Comissão Científica de periódicos da área e já atuou como membro do Conselho Editorial da EDUNEB. Já compôs comissões de avaliação de livros didáticos de Geografia no âmbito do PNLD e tem experiência na área de Geografia, com ênfase no ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, práticas de ensino de Geografia e as diversas linguagens, formação docente, histórias de vida, memórias e narrativas de professores de Geografia em formação e em atuação profissional. Líder do grupo de pesquisa GEO(BIO)GRAFAR: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores.

Ednice de Oliveira Fontes Baitz, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1995), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é professora Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenadora do Laboratório de Analise e Planejamento Ambiental - LAPA e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais - PROET, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área de GeografiaU=urbana e estudos ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento, cidades, riscos, segregação e formação de professor.

Janio Roque Barros de Castro, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Possui graduação e especialização em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Mestrado em Geografia e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. É Professor Pleno (Titular) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus V - Santo Antônio de Jesus. Professor do quadro permanente do Mestrado em "Estudos Territoriais" da Universidade do Estado da Bahia, no Campus I - Salvador. Professor integrante do Colegiado da Pós - graduação (especialização) em Desenvolvimento Territorial do DCH / UNEB - Campus V. Orienta dissertações de Mestrado, pesquisas de iniciação científica e monografias de graduação. Membro de Conselhos editoriais e científicos de Revistas da área de Geografia e Ciências Humanas de Universidades brasileiras. Parecerista ad hoc da Universidade Estadual de Feira de Santana. Parecerista ad hoc da Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA. Membro / representante da Universidade do Estado da Bahia, junto ao Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga. Tem experiência na área de Geografia, atuando 10 anos no ensino Fundamental e Médio (1991 - 2001) nas redes públicas (estadual e municipal), privada e também em cursos pré-vestibulares e cursos preparatórios para concursos públicos em diferentes cidades da Bahia. Atua nas áreas de Geografia Cultural e Geografia Urbana com os seguintes temas: manifestações culturais materiais e imateriais no / do espaço urbano; dimensões espaciais de festas populares; ensino de Geografia; dinâmica e planejamento urbano de pequenas cidades; diálogos e interfaces entre Geografia e Literatura. Vice-líder do Grupo de Pesquisa RECÔNCAVO: Território, Cultura, Memória e Meio Ambiente e vice-líder do Grupo de Pesquisa TERRACULT - Territórios da Cultura Popular, ambos inscritos no CNPq. No âmbito do Grupo de Pesquisa Recôncavo, integrou a equipe que desenvolveu trabalhos de Pesquisa e Extensão intitulados "Afrodescendentes e relações territoriais no Recôncavo Baiano", com ênfase nas cidades de Nazaré e Santo Antônio de Jesus. Desenvolve uma atividade de Pesquisa e Extensão sobre o papel da Geografia Cultural nos espaços educacionais do Território de Identidade do Recôncavo baiano, junto ao Núcleo de Pesquisas da UNEB - Campus V. Membro da Rede NEER - Núcleo de Estudos em Espaço e Representações. Ministra palestras em eventos acadêmicos sobre a relação entre "cultura e espaço urbano" e o papel da Geografia Cultural na análise da temática urbana na contemporaneidade. É membro da Rede Cidades Médias e Pequenas da Bahia RCMP. Integrante / conselheiro do GERMEN - Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental. Integrante da Rede de Pesquisa em Turismo Religioso do Nordeste - REPETUR.

 

Edmilson Natividade de Araújo, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Mestre em Estudos Territoriais (PROET) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), técnico dos grupos de pesquisa: Território, Rede e Ação Política (TERRITÓRIOS) - UNEB; Planejamento, Ordenamento e Gestão Territorial e Ambiental (GEPLAN) - UNEB; Núcleo de Pesquisas em Redes, Gestão e Desenvolvimento Urbano e Regional (URBANUS) - UNEB e GEOPOÉTICA: espaço, cultura, memória, literatura e artes - UNEB. Tem experiência profissional em Práticas Institucionais do Secretário. Interessa-se por desenvolver estudos nos seguintes eixos temáticos: 1- Sistemas de Informação Geográfica; 2- Meio Ambiente; 3 - Cartografia.

Citas

COELHO NETO, A. S.; FRANCO, G. B.; OLIVEIRA, R. V. (Orgs.). Leituras territoriais: ambiente, planejamento e dinâmicas urbanas e rurais. Curitiba: Editora CRV, 2020.

COELHO NETO, A. S.; BAITZ, E. O. F.; PORTUGAL, J. F. (org.). Leituras territoriais: ambiente, cidade e educação. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2023.

COELHO NETO, A. S.; FRANCO, G. B.; RIOS, R. B. (org.). Estudos territoriais: perspectivas urbanas e regionais. Salvador: Edufba, 2023.

COELHO NETO, A. S; MUNIZ FILHO, A.; GOMES SOBRINHO, L. (org.). Miradas territoriais: horizontes teórico-metodológicos. Rio de Janeiro: Consequência, 2022.

FRANCO, G. B.; CASTRO, J. R. B.; MATOS, M. R. B. (org.). Abordagens territoriais: reflexões teóricas e estudos de casos. Curitiba: CRV, 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

SANTOS, E. M. C.; COELHO NETO, A. S.; SILVA, O. A. De região sisaleira a território do Sisal: desvelando as nuances do processo de delimitação da diferenciação espacial no Semiárido Baiano. Geotextos, Salvador, v. 11, p. 131-151, 2015.

UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Repositório de mapas institucionais, 2023. Disponível em: https://mapas.uneb.br/. Acesso em: 17 maio 2023.

Publicado

2023-10-05

Cómo citar

Coelho Neto, A. S., Franco, G. B., Portugal, J. F., Baitz, E. de O. F., Castro, J. R. B. de, & Araújo, E. N. de. (2023). Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET): história, diagnóstico e perspectivas. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17495

Número

Sección

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023