Contribuição ao desenvolvimento sustentável do estado do Rio Grande do Norte

notas sobre a criação e o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17491

Palabras clave:

Geografia ambiental, Pós-graduação, Mestrado Acadêmico de Geografia

Resumen

As características gerais do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte são descritas neste artigo a fim de socializar suas especificidades desde a criação, alcançando seu desenvolvimento atual e as perspectivas futuras. Com uma história recente, o PPGEO se destaca com uma rápida ascensão de qualidade e uma forte atuação regional, com foco no interior do Estado do Rio Grande do Norte. Os temas pesquisados circundam os conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Geografia Ambiental e Ecologia Política, o que demonstra uma relação estreita com os dilemas sociais, econômicos e ambientais contemporâneos, abrindo caminho para trabalhos integrados entre a Geografia Humana e a Geografia Física.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Guimarães de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN atuando junto ao curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Docente permanente e orientador do Doutorado em Rede do PRODEMA pela UFERSA. Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Nota 6) da Universidade Federal do Ceará (2018). Desenvolve pesquisa e extensão nas seguintes áreas: ecologia política e justiça ambiental; análise socioambiental da Zona Costeira; dinâmica socioambiental em bacias hidrográficas e governaça de recursos hídricos; estudos socioambientais para a criação e manejo de áreas protegidas; zoneamento ambiental e planejamento territorial. É pesquisador do Observatório da Energia Eólica (Rede de Pesquisa Internacional). Pesquisador da Rede Brasil-Portugal sobre estudos costeiros (BRASPOR). Participa da Rede Ibero-Americana Gestão Integrada de Ambientes Litorales (GIAL). Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró 2018 a 2022 e atual Vice-Presidente 2022 - 2024, é membro suplente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, membro titular do Conselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão e participa da Rede Mangue-Mar. Entre 2014 e 2016 foi Chefe do Departamento de Apoio ao Pesquisador da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN. Foi Bolsista de Produtividade pela UERN entre 2013 e 2015. Coordenou o Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão entre 2015 e 2018.

Fabio Ricardo Silva Beserra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/Campus Mossoró) e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Geografia da UERN. Lidera o Grupo de Pesquisa em Urbana e Econômica (GEGUE) e é membro do Laboratório de Geografia Humana (LAGHUM). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia das Indústrias e Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, reestruturação do capital, epistemologia, território e espaço.

Márcia Regina Farias da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ecologia de Agroecossistemas pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ecologia Aplicada (Ambiente e Sociedade), pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2009). Pós-Doutorado em Geografia pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atuando junto ao Departamento de Gestão Ambiental e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UERN). Possui experiência nas áreas de Geografia e Ecologia, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, Ecologia Aplicada e Humana, Sociedade e Ambiente, Gestão de Recursos Naturais, Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Planejamento Ambiental. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental, do Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais - NESAT e do Grupo de Estudos em Ecologia Humana da Universidade de São Paulo - USP. Coordenadora do Laboratório de Ecologia Aplicada do DGA/UERN. Coordenadora da Coleção Futuro Sustentável pela Editora da Livraria da Física (SP).

Alfredo Marcelo Grigio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais da UERN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistema de Informação Geografia e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação geográfica, Gestão Ambiental, Bacia Hidrográfica, Sensoriamento Remoto, Análise Multitemporal, Diagnósticos, Zoneamento, Vulnerabilidade e Fragilidade Ambiental, Recursos Naturais e planejamento ambiental.

Alfredo Marcelo Grigio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais da UERN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistema de Informação Geografia e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação geográfica, Gestão Ambiental, Bacia Hidrográfica, Sensoriamento Remoto, Análise Multitemporal, Diagnósticos, Zoneamento, Vulnerabilidade e Fragilidade Ambiental, Recursos Naturais e planejamento ambiental.

Silvana Praxedes de Paiva Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e Doutorado em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente Docente Associado (Classe III, nível 10), com Dedicação Exclusiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Encontra-se no exercício do ensino superior desde o ano de 2004, primeiro no Departamento de Geografia, que participou da implantação no Campus de Pau dos Ferros (RN), e atualmente contribui no Departamento de Turismo, do Campus de Natal (RN) da mesma IES. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, morfotectônica, meio ambiente, geoturismo, turismo e geografia.

Citas

ACSELRAD, H. Sentidos da sustentabilidade urbana. In: ACSELRAD, H. (org.). A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

BARBIERI, Carlos José. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudança da Agenda 21. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

BEZERRA, L. G. da S.; SILVA, M. R. F.; GRIGIO, A. M. et al. Contribuições dos estudos sobre a qualidade ambiental urbana na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, v. 8, n. 21, p. 181-190, 2020. Disponível em: https://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/cidades_verdes/article/view/2768/2597. Acesso em: 26 maio 2023.

CMMAD – COMISSÃO MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Relatório Brundtland: Nosso Futuro Comum. Rio de janeiro: Editora da FGV, 1991.

DIAS, G. M. Cidade sustentável: fundamentos legais, política urbana. meio ambiente e saneamento básico. Natal: Edição do Autor, 2009.

ELIAS, D.; PEQUENO, R. Tendência da urbanização e os espaços não metropolitanos. Cadernos Metropolitanos, São Paulo, v. 12, n. 24, jul./dez. 2010.

LENZI, C. L. Sociologia ambiental: risco e sustentabilidade na modernidade. São Paulo: Edusc, 2006.

MENEGAT, R.; ALMEIDA, G. Sustentabilidade, democracia e gestão ambiental urbana. In: MENEGAT, R.; ALMEIDA, G. (org.). Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades: estratégias a partir de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 175-231.

ONU BRASIL – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília: ONU Brasil, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 23 maio 2023.

ONU Brasil. Organização das Nações Unidas Brasil. Articulando os Programas de Governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: orientações para organizações políticas e a cidadania. Brasil: ONU Brasil, 2018.

PLATAFORMA SUCUPIRA, 2023. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/listaTrabalhoConclusao.jsf. Acesso em: 6 maio 2023.

PRADO, A. L. Desenvolvimento urbano sustentável: de paradigma a mito. Oculum Ensaios, Campinas, v. 12, n. 1, p. 83-97, jan./jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.24220/2318-0919v12n1a2714. Acesso em: 25 maio 2023.

SAMPAIO, C. A. C.; KNIESS, C. T., CORBARI, S. D. et al. Contribuição da pós-graduação brasileira em Ciências Ambientais na implementação da Agenda 2030. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 12, n. 27, p. 277-299, set./dez. Disponível em: 2020file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Saved%20Games/Downloads/Contribuicao_da_pos_graduacao_brasileira.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

UERN. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Programa de pós-graduação em Geografia. Página inicial. Disponível em: https://sigaa.uern.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=1056. Acesso em: 5 maio 2023.

UFPA. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. PPGEDAM/NUMA institui política de boas práticas de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://ppgedam.propesp.ufpa.br/index.php/565-ppgedam-numa-institui-politica-de-boas-praticas-de-implementacao-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 24 maio 2019

Publicado

2023-10-05

Cómo citar

Carvalho, R. G. de, Beserra, F. R. S., Silva, M. R. F. da, Grigio, A. M., Grigio, A. M., & Gurgel, S. P. de P. (2023). Contribuição ao desenvolvimento sustentável do estado do Rio Grande do Norte: notas sobre a criação e o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERN. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17491

Número

Sección

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023