Professores de geografia e currículo
qual representação social é construída?
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i37.14554Palabras clave:
Currículo de Geografia, Representações sociais, Educação geográfica.Resumen
O Município de Teresina – PI, durante o ano de 2018, redefiniu seu currículo oficial baseando-o nos preceitos da BNCC. Essa nova configuração provoca reações nos educadores que podem variar de uma aceitação tácita a uma completa negação. Nesse sentido, para abordar essa problemática, elencamos a Teoria das Representações Sociais. Neste artigo, objetivamos analisar a representação social do currículo de Geografia da rede municipal de Teresina - PI partilhada por professores dessa disciplina. Aplicamos junto aos participantes um Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Os dados obtidos com o TALP foram tratados com a utilização do software EVOC, criado por Pierre Vergès (2000). Para analisar o conteúdo e a estrutura dessa representação social, fizemos uso da técnica de análise categorial proposta por Bardin (1977). Os resultados nos indicam que o conteúdo dessa representação é marcado pela influência do discurso do senso comum e pela perspectiva tradicionalista de currículo.
Descargas
Citas
APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ABRIC, Jean Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. P. S. e OLIVEIRA, D. C. (org.) Estudos interdisciplinares de representação social. 2. ed. Goiânia: AB editora, 2000.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://goo.gl/bDM4YP Acesso em: 14 jan. 2020.
BOMFIM, Natanael Reis. As representações na Geografia. Ilhéus: Editora da UESC, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CAVALCANTI, Lana de S. Geografia, Escola e Construção de conhecimentos. Papirus, 16ª edição, 2010.
FLAMENT, Claude. Estrutura e dinâmica das representações sociais. In.: JODELET, Denise. As representações sociais. Tradução Lilian Ulup. Rio de Janeiro: Eduerj. 2001.
GILLY, Michel. As representações Sociais no campo da educação. In: JODELET, Denise. (Org.) As Representações Sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.) As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ. 2002.
LEÃO, Patrícia Maria de Deus. A representação social de processo migratório partilhada pelos alunos do ensino médio no município de Campo Maior – PI. Dissertação (Mestrado em Geografia). Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Piauí- UFPI, Teresina, 2015.
LIBANÊO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MENDES, Larissa Sousa. “POR AMOR A DOCÊNCIA! ”: Representações sociais partilhadas entre discentes da Licenciatura em Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Piauí- UFPI, Teresina, 2019.
LOPES, Alice. Casimiro. MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
OLIVEIRA, Denise Cristina et al. Análise das evocações livres: uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, Antônia Silva Paredes et al. Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: UFPB, 2005. p. 573-603.
PIMENTEL NETO, Raimundo Nunes. A representação social de geografia pelas professoras e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Piauí- UFPI, Teresina, 2013.
SILVA, Josélia Saraiva e. Habitus docente e representação social do ensinar Geografia na educação básica de Teresina – PI. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-34.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Plano do currículo, plano do ensino: o papel dos professores/as. In: SACRISTÁN, J. Gimeno e GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e Transformar o Ensino. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 197-232.
SÁ, Celso Pereira. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.
SÁ, Celso Pereira de. Núcleo central das representações sociais. Editora vozes. 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)