A pesquisa e a pós-graduação em geografia no Brasil - os dez anos da ANPEGE
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2003.0101.0003Abstract
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – Anpege foi criada em 4 de setembro de 1993, na UFSC, Florianópolis, pelos coordenadores dos programas de pós-graduação em Geografia de então, após 10 anos de reuniões e debates sobre esta. Nos 10 anos de sua existência, o número de cursos – tanto em nível de mestrado como de doutorado – triplicou, porém há grande concentração dos cursos no Sudeste, deixando grandes áreas do Brasil descobertas, fato que exige mudança para que todos os Estados seja contemplados, promovendo maior liberdade e crescimento da sociedade. Ao lado desta ampliação do número de cursos/programas, vê-se pelos dados do MEC/INPE que há muito de nebuloso, escamoteando a nitidez dos caminhos das políticas educacionais. Esses dados também demonstram, tanto pelo montante como pela relação entre instituições públicas e privadas, em distintos aspectos, como os índices de candidatos inscritos em vestibulares diferem muito daqueles efetivamente matriculados em cursos de graduação e do número de egressos destes cursos. Esta variação também é percebida nos números de professores e de instituições, comprovando que tem havido achatamento das instituições públicas, principalmente das universidades onde se concentram as atividades públicas de ensino superior e de pesquisa. Paralelamente, sabe-se do montante de professores substitutos e temporários que, em todos os semestres dos anos de vida da Anpege assumiram funções em virtude da falta de concursos para professores e funcionários técnicos administrativos, do número exíguo de bolsas – seja para pós-graduandos seja para pesquisadores em Geografia -, dos pedidos de auxílio negados pelos órgãos de fomento, da diminuição do tempo de vigência das bolsas, do número de candidatos que procuram os cursos de pós-graduação e que não podem ser assimilados. Todos estes fatores realçam o achatamento das instituições públicas, das condições de trabalho dos seus profissionais e dos seus alunos, incoerentes com o desenvolvimento que se propala e se quer do país. Os enquadramentos da Geografia no MEC e órgãos de fomento aos programas de pós-graduação e à pesquisa, dentro e fora deste ministério, parecem ignorar o universo deste campo do conhecimento. Os associados da Anpege, os geógrafos em todos os setores, professores, pesquisadores, estudantes da Geografia em todos os níveis, devem debater e conduzir rumos mais coerentes com suas atribuições.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)