QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA GEOGRAFIA BRASILEIRA: UM DEBATE INTRODUTÓRIO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS PÓS-GRADUAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2014.1013.0002Abstract
O debate referente à questão étnico-racial, muito influenciado pelo movimento negro, se dinamiza nos últimos anos no Brasil. Há diante disso uma intensi cação das pesquisas na academia, buscando compreender essa problemática que, por sinal, envolve a Geografia institucional. Assim, este artigo consiste no levantamento e análise das dissertações e teses produzidas nos programas de Pós-graduações em Geografia no Brasil até o ano de 2012, sobre a questão étnico-racial, em especial sobre a população negra. Com isso, pretende-se compreender como a Geografia acadêmica se insere nesse debate. Foram levantados ao todo cinquenta e quatro (54) trabalhos, dentre teses (13) e dissertações (41). Entre esses trabalhos, estabelecemos quatro tendências teórico metodológicas de abordagem acerca do tema. São elas: Espaço e relações étnico-raciais; identidades e territorialidades negras; geopolítica dos países africanos; e, território e lugar nas manifestações culturais negras.
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