Coautoria ou orientação? Algumas questões éticas e científicas envolvidas na colaboração acadêmica entre orientadores e orientandos
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2018.1424.0006Palavras-chave:
orientação acadêmica, coautoria, produtivismo acadêmico, ética na pesquisa.Resumo
A relação entre orientador e orientando é, sabidamente, assimétrica, e não apenas do ponto de vista da experiência profissional: em matéria de relações de poder, a margem de manobra de que um(a) jovem pesquisador(a) dispõe para dizer “não” a um(a) orientador(a) é, o mais das vezes, pequena, por várias razões. Isso gera uma fragilidade da qual o(a) pesquisador(a) mais velho(a) (e influente) não deveria, em hipótese alguma, se aproveitar. No entanto, a cada vez mais disseminada conversão de orientadores em “coautores natos” dos artigos que seus orientandos submetem a congressos ou periódicos suscita várias questões a propósito da consistência ética dos comportamentos profissionais em nossos ambientes acadêmicos. Longe, porém, de pretendermos conduzir a discussão em termos moralistas, tencionamos salientar o contexto geral do produtivismo acadêmico que vem engendrando um padrão comportamental crescentemente marcado, por parte de orientadores, por uma questionável apropriação de uma parcela da responsabilidade autoral, enquanto que, no que se refere aos orientandos, não raro se nota uma dimensão de “servidão voluntária” que leva à naturalização de determinadas práticas, com isso dificultando grandemente o seu tratamento crítico. Por trás do próprio produtivismo, contudo, há ainda algo mais profundo, de caráter estrutural: as dinâmicas do capitalismo contemporâneo, e em particular as características do neoliberalismo e seus efeitos sobre as instituições de produção de conhecimento científico.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre (2015): A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Zouk.
CNPq (2011): Relatório da comissão de integridade de pesquisa do CNPq. On-line: http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda (acesso: 9 de junho de 2018).
De la BOÉTIE, Étienne (1982 [1548]): Discurso da servidão voluntária. São Paulo: Brasiliense.
FREIRE, Paulo (1996): Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
INTERNATIONAL COMMITTEE OF MEDICAL JOURNAL EDITORS (1985): Guidelines on authorship. British Medical Journal, vol. 291, p. 722. On-line: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1416675/pdf/bmjcred00465-0038.pdf. (acesso: 09 de junho de 2018).
POLANYI, Karl (2012): A subsistência do homem e ensaios correlatos. Rio de Janeiro: Contraponto.
SOUZA, Marcelo Lopes de (2015): Universidades: burocratização, mercantilização e mediocridade. In: Dos espaços de controle aos territórios dissidentes: Escritos de divulgação científica e análise política. Rio de Janeiro: Consequência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)