PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA

Autores

  • Flaviana Gasparotti Nunes Universidade Federal da Grande Dourados; Rod. Dourados-Itahum, Km 12, CEP: 79804-970 - Dourados, MS - Brasil; Tel/Fax: (+55 67) 34102319 / 3402265

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0017

Resumo

A questão proposta para este paper será abordada na perspectiva das relações estabelecidas em escolas localizadas em áreas de fronteiras internacionais, situação que confere a estas, características próprias que permeiam a pluralidade cultural, bem como seus desdobramentos em termos de referenciais identitários. Neste sentido, no presente texto, procuramos apontar algumas questões referentes à problemática que envolve as escolas em áreas fronteiriças destacando a necessidade de que esta discussão seja feita em sentido mais amplo, envolvendo a questão da perspectiva monocultural e homogênea que embasa o currículo e grande parte das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da escola. A partir desta reflexão e com base em elementos obtidos em pesquisas desenvolvidas com professores de Geografia atuantes em escolas de Ponta Porã (MS), procuramos analisar a inserção desta disciplina neste contexto específico destacando características, limites e possibilidades de contribuição para formação escolar em áreas de fronteira.

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Publicado

2017-07-14

Como Citar

Nunes, F. G. (2017). PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA. Revista Da ANPEGE, 7(01), 205–216. https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0017

Edição

Seção

Artigos