FESTAS RELIGIOSAS, SANTUÁRIOS NATURAIS E VETORES DE LUGARES SIMBÓLICOS
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2011.0708.0007Resumo
O artigo desenvolve uma reflexão sobre a presença de festas religiosas na contemporaneidade, mostrando seus vínculos com os espaços naturais e metropolitanos. O texto corresponde a um ensaio de intenção metodológica e busca identificar, a partir de dois casos regionais representativos – os santuários de N.S da Abadia (Niquelândia-GO) e N. S. das Dores (Juazeiro do Norte-CE) – as forças de consolidação de um lugar simbólico para além da geografia das religiões. Após apresentar os modelos de santuários que a prática do turismo contemporâneo tem organizado neste e em outros centros religiosos brasileiros, o trabalho expõe uma metodologia capaz de operar três forças vetoriais (míticas, políticas e mediáticas). Com o relativo equilibro destas forças, o estudo geográfico das festas populares pode construir indicadores na valorização patrimonial dos lugares. O exemplo que finaliza essa relação aponta a importância de articulação dessas festas na gestão de patrimônios naturais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-07-2017
Como Citar
Oliveira, C. D. M. de. (2017). FESTAS RELIGIOSAS, SANTUÁRIOS NATURAIS E VETORES DE LUGARES SIMBÓLICOS. Revista Da ANPEGE, 7(08), 93–106. https://doi.org/10.5418/RA2011.0708.0007
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), que permite o compartilhamento e a adaptação da obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à autoria e à publicação inicial nesta revista, que o uso não tenha finalidade comercial e que eventuais obras derivadas sejam distribuídas sob a mesma licença.
- Os autores estão autorizados a firmar, separadamente, contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista, como depósito em repositório institucional ou publicação em livro, capítulo de livro ou outros meios, desde que seja indicado o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os autores são incentivados a divulgar seus trabalhos apenas após a publicação na revista, por meio de repositórios institucionais, páginas pessoais e outros meios acadêmicos, sempre com a devida referência à publicação original.


