TRAJETO DE MENOR CUSTO AMBIENTAL NO TRECHO LESTE DO RODOANEL METROPOLITANO DE SÃO PAULO

Autores

  • Carlos Roberto Libonati Machado Mestre em Geografi a Física pela Universidade de São Paulo. Professor dos cursos de Geogra¬fia e de Engenharia Civil da Unicastelo. Rua Carolina Fonseca, 584, CEP 08230-030, São Paulo (SP), Brasil.
  • Alfredo Pereira Queiroz Filho Professor do Departamento de Geografia, Faculdade de Filoso¬ a, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, CEP 05508-080, São Paulo (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2014.1013.0001

Resumo

O trabalho analisa o trajeto de menor custo (TMC) ambiental no trecho leste do Rodoanel Metropolitano de São Paulo. O algoritmo de TMC foi aplicado sobre os mapas temáticos (superfícies de custo) gerados pelas metodologias de fragilidade ambiental (ROSS, 1994) e vulnerabilidade à erosão (CREPANI, et al, 2001) e os resultados foram comparados ao traçado ­ nal da rodovia. Constatou-se que a intersecção entre os TMC e o trajeto construído foi baixa: 21,2% na carta de vulnerabilidade e 4,3% na carta de fragilidade. Os TMCs também apresentaram uma sobreposição pouco relevante entre eles (6%). Assim, considera-se que as variáveis ambientais deste estudo de caso se mostraram relevantes para a etapa inicial do projeto do empreendimento. O aumento da intersecção entre os TMCs e o traçado construído tende a ocorrer com o refinamento das superfícies de custo ambiental, com a incorporação de dados sobre a geometria do traçado, métodos e custos construtivos, procedimentos e custos operacionais.

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Publicado

2017-07-10

Como Citar

Machado, C. R. L., & Queiroz Filho, A. P. (2017). TRAJETO DE MENOR CUSTO AMBIENTAL NO TRECHO LESTE DO RODOANEL METROPOLITANO DE SÃO PAULO. Revista Da ANPEGE, 10(13), 7–27. https://doi.org/10.5418/RA2014.1013.0001

Edição

Seção

Artigos