PLANEJAMENTO E ZONEAMENTO URBANO: EVOLUÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2016.1217.0009Resumo
O presente artigo analisa as leis de zoneamento urbano de São José dos Campos-SP com objetivo de avaliar a continuidade nas políticas de uso e ocupação do solo, bem como o ordenamento do espaço e planejamento urbano no município. São José dos Campos éuma cidade de grande porte, com alto desenvolvimento tecnológico e que teve fortes intervenções do Estado em seu território. Observou-se que a delimitação de zonas industriais e o incentivo ao setor econômico foram prioritáriosno planejamento do município, muitas vezes se sobrepondo ao social e ao ambiental. Existem vários conflitos de uso do solo entre uma legislação e outra, e entre a lei e a prática. Adicionalmente, a proliferação de loteamentos clandestinos favorece o crescimento espraiado da cidade, evidenciando a falta de fiscalização e de um planejamento que se aplique de forma efetiva em todo o município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), que permite o compartilhamento e a adaptação da obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à autoria e à publicação inicial nesta revista, que o uso não tenha finalidade comercial e que eventuais obras derivadas sejam distribuídas sob a mesma licença.
- Os autores estão autorizados a firmar, separadamente, contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista, como depósito em repositório institucional ou publicação em livro, capítulo de livro ou outros meios, desde que seja indicado o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os autores são incentivados a divulgar seus trabalhos apenas após a publicação na revista, por meio de repositórios institucionais, páginas pessoais e outros meios acadêmicos, sempre com a devida referência à publicação original.


