REFLEXÕES SOBRE O PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS E AS PERPSEPCTIVAS SOBRE PSAs NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2016.1217.0002Resumo
O debate global sobre a questão ambiental clama por mais efetivas e inovadoras ações que possam oferecer maior credibilidade e uma melhor compreensão da relação Humanidade e Natureza. Para o desenvolvimento desta relação, é importante pensar e elaborar novas estratégias de planejamento ambiental, tal como programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSAs). A justifcativa para estes programas é de que os procedimentos vinculados à conservação requerem um melhor aperfeiçoamento, para que seja reforçada a conciliação entre desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, preservação e conservação das áreas naturais. No mais, os PSAs podem permitir um maior ganho de tempo para que a Sociedade possa rever seus conceitos vinculados aos valores éticos ambientais, especialmente quando relacionados à questão do sistema de mercado que explora muito mais do que o planeta consegue recompor. Seguindo este objetivo, o ponto central deste artigo é discutir sobre a importância dos PSAs no âmbito das políticas ambientais e examinar a perspectiva da aplicação destes PSAs no Brasil em um escopo macroescalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), que permite o compartilhamento e a adaptação da obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à autoria e à publicação inicial nesta revista, que o uso não tenha finalidade comercial e que eventuais obras derivadas sejam distribuídas sob a mesma licença.
- Os autores estão autorizados a firmar, separadamente, contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista, como depósito em repositório institucional ou publicação em livro, capítulo de livro ou outros meios, desde que seja indicado o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os autores são incentivados a divulgar seus trabalhos apenas após a publicação na revista, por meio de repositórios institucionais, páginas pessoais e outros meios acadêmicos, sempre com a devida referência à publicação original.


