Entrelaçamentos arte-geográficos na insurgência do lugar-obra

texturas e dinâmicas nas Geografias Criativas entre o Instituto Inhotim e o Centre d’Arts et de Nature de Chaumont-sur-Loire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.15666

Palavras-chave:

Percepção, Geopoética, Encontro, Habitar, Arte Contemporânea

Resumo

O diálogo entre arte e Geografia Cultural têm propiciado um contexto fértil para a discussão acerca de espacialidades existenciais concernentes a engajamentos corporificados, sensoriais e afetivos. Nesse contexto, investiga-se como as dinâmicas corpo-perceptivas de instalações de arte contemporânea atuam na condição de lugares para os sujeitos que nelas imergem. Para tanto, foi realizada uma correlação entre quatro obras, duas no Instituto Inhotim de Arte Contemporânea em Brumadinho/MG e duas no Centre d’Arts et Nature du Domaine de Chaumont-sur-Loire na França. Embasado nas Geografias Criativas e na fenomenologia existencialista, procedeu-se por meio de análises pautadas em imersões corpo-perceptivas nas instalações selecionadas. Desse modo, realizaram-se trabalhos de campo que também resultaram em poemas e ilustrações utilizadas nesse ensaio. Compreendeu-se que obras de arte, particularmente instalações, não apenas estão em lugares, mas constituem lugares em si mesmas: lugares-obras. Na interconectividade sujeitos-lugar-obra, há um devir de significados que explicitam dimensões existenciais da realidade geográfica.

Downloads

Biografia do Autor

Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/Caxias)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2016), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2017) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2022). Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão, geógrafo voluntário (bacharel) na ONG Casa das Bem Aventuranças e pesquisador no grupo "Geografia Cultural: Territórios e Identidades" (LABOTER/UFG). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes áreas: Geografia Cultural e Humanista; Geografia, Literatura & Arte; (Eco)Fenomenologia; e Teoria e Método em Geografia. 

Referências

ABRAM, D. The spell of the sensuous: perception and language in a more-than-human world. New York: Vintage Books, 1996.

ADAMS, P. C.; HOELSCHER, S.; TILL, K. E. Place in Context: Rethinking humanist geographies. In: ADAMS, P. C.; HOELSCHER, S.; TILL, K. E. (Orgs.) Textures of place: exploring humanist geographies. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2001, p.xiii-xxxiii.

ALGRA, K. Concepts of space in Greek thought. Leiden: E. J. Brill Editions, 1995. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004320871

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BARBARAS, R. The Being of the Phenomenon: Merleau-Ponty’s ontology. Bloomington: Indiana University Press, 2004.

BUSKIRK, M. The contingent object of contemporary art. Cambridge: The MIT Press, 2003. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/2139.001.0001

CARMAN, T. Sensation, Judgment, and the Phenomenal Field. In: CARMAN, T.; HANSER, M. B. N. (Orgs.) The Cambridge Companion to Merleau-Ponty. Cambridge: Cambridge University Press, 2005, p.50-73. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL0521809894.003

CASEY, E. S. The Fate of place: a philosophical history. Berkley: University of California Press, 1998.

CASEY, E. Earth-Mapping: artists reshaping landscape. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.

CASEY, E. S. Aesthetic Experience. In: SEPP, H. R.; EMBREE, L. (Orgs.) Handbook of phenomenological aesthetics. London: Springer Science+Bussiness Media, 2010, pp.1-7.

CASEY, E. S. Place and situation. In: HÜNEFELDT, T.; SCHILITTE, A. (Orgs.) Situatedness and Place: Multidisciplinary perspectives on the Spatio-temporal Contingency of Human Life. Cham: Springer, 2018, p.19-26. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-92937-8_2

COSGROVE, D. Social formation and symbolic landscape. Madison: The University of Wisconsin Press, 1998.

DELANCEY, C. Action, the scientific worldview, and Being-in-the-world. In: DREYFUS, H. L.; WRATHALL, M. A. (Orgs.) A companion to phenomenology and existentialism. Malden: Blackwell Publishing, 2006, pp.31-47.

DOZENA, A. Horizontes geográfico-artísticos entre o passado e o futuro. In: DOZENA, A. (Org.) Geografia e Arte. Natal: Caule de Papiro, 2020, p.375-396.

ESHUN, G.; MADGE, C. Poetic world-writing in a pluriversal world: a provocation to the creative (re)turn in geography. Social & Cultural Geography. V.7, n. 3, p.1-9, 2016.

GALLAGHER, S. The intrinsic spatial frame of reference. In: DREYFUS, H. L.; WRATHALL, M. A. (Orgs.) A companion to phenomenology and existentialism. Malden: Blackwell Publishing, 2006, p.31-47. DOI: https://doi.org/10.1111/b.9781405110778.2006.00006.x

GIUGLIANO, D. Chora-Topos: First notes on cosmological aesthetics. In: CATENA, M. T.; MASI, F. (Orgs.) The changing faces of space. New York: Springer, 2017, p.259-276. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-66911-3_17

GOMES, P. C. C. Quadros Geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand, 2017.

HAWKINS, H. Dialogues and Doings: Sketching the Relationships between Geography and Art. Geography compass. v. 5, n.7, p.464-478, 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1749-8198.2011.00429.x

HAWKINS, H. For creative Geographies: Geography, Visual Arts and the Making of Worlds. Routledge: London, 2014.

HAWKINS, H. Creative geographic methods: knowing, representing, intervening: on composing place and page. Cultural Geographies, v.22, n.2, p.247-268, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1474474015569995

HAWKINS, H. Underground imaginations, environmental crisis and subterranean cultural geographies. Cultural Geographies, v.27, n.1, p.1-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1474474019886832

HOLZER, W. Arte e Geografia: Desafios ontológicos e epistemológicos. In: DOZENA, A. (Org.) Geografia e Arte. Natal: Caule de Papiro, 2020, p.397-431.

HUMMON, D. M. Community Attachment: local sentiment and the sense of place. In: ALTMAN, I.; LOW, S. M. (Orgs.) Place Attachment. New York: Plenum Press, 1992, p.253-278. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4684-8753-4_12

JANZ, B. B. The territory is not the map. Philosophia Africana, Vol. 5, n. 1, p.1-17, 2002. DOI: https://doi.org/10.5840/philafricana20025112

KAUSHIK, R. Art, Language and Figure in Merleau-Ponty: Excursions in Hyper-Dialectic. London: Bloomsbury, 2013.

KELLY, S. D. Seeing Things in Merleau-Ponty. In: CARMAN, T.; HANSER, M. B. N. (Orgs.) The Cambridge Companion to Merleau-Ponty. Cambridge: Cambridge University Press, 2005, p.74-110. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL0521809894.004

LOW, S. M.; ALTMAN, I. Place attachment: a conceptual inquiry. In: ALTMAN, I.; LOW, S. M. (Orgs.) Place Attachment. New York: Plenum Press, 1992, p.1-12. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4684-8753-4_1

MÉNASÉ, S. Passivité et création : Merleau-Ponty et l’art moderne. Presses Universitaires de France : Paris, 2003.

MERLEAU-PONTY, M. Signes. Paris: Gallimard, 1960.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

MERLEAU-PONTY, M. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2014.

MERLEAU-PONTY, M. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MERLEAU-PONTY, M. A união da alma e do corpo: em Malebranche, Biran e Bergson. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

MORRIS, D. The sense of space. Albany: State University of New York Press, 2004.

RAMÍREZ, M. T. Creativity. In: SEPP, H. R.; EMBREE, L. (Orgs.) Handbook of phenomenological aesthetics. London: Springer Science+Bussiness Media, 2010, pp.57-61.

RELPH, E. Place and placelessness. London: Pion Limited, 1976.

RELPH, E. Geographical experiences and being-in-the-world: the phenomenological origins of geography. In: SEAMON, D.; MUGERAUER, R. (Orgs.) Dwelling, place and environment: towards a phenomenology of person and world. Dordrecht: Martinus Nijhoff Publishers, 1985, p.15-32. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-010-9251-7_2

SCHAEFFER, J. Aesthetic relationship, cognition and the pleasures of art. In: BUNDGAARD, P. F.; STJERNFELT, F. (Orgs.) Investigations into the phenomenology and the ontology of the work of art: what are artworks and how do we experience them? Dordretcht: Springer Open, 2015, p.145-165.

SEAMON, D. Life takes place: phenomenology, lifewords and place making. New York: Routledge, 2018. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351212519

TRIGG, D. Place and non-place: A phenomenological perspective. In: JANZ, B. B. (Org.) Place, space and hermeneutics. Cham: Springer, 2017, p.127-141. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-52214-2_10

TUAN, Y. Rootedness versus Sense of Place. Landscape, v.24, n.1, p.3-8, 1980.

TUAN, Y. Passing strange and wonderful: aesthetics, nature and culture. New York: Island Press, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/432053

TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: EdUel, 2013.

VOLVEY, A. Land Arts : Les fabriques spatiales de l’art contemporain. Travaux de l’Institut de Géographie de Reims, v.129, n.1, p.3-25, 2007. DOI: https://doi.org/10.3406/tigr.2007.1527

VOLVEY, A. Entre l’art et la géographie, une question (d’)esthétique. Belgeo, v.3, p.1-25, 2014. DOI: https://doi.org/10.4000/belgeo.13258

XAVIER, J. J. Instalação na arte contemporânea brasileira: interrogações sobre composições visuais e cênicas fundadas na interação corpo-espaço. Revista interdisciplinar internacional de Artes Visuais, v.6, n.1, p.34-45, 2019. DOI: https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.1.034-045

Downloads

Publicado

2022-10-23

Como Citar

Bernardes de Souza Júnior, C. R. (2022). Entrelaçamentos arte-geográficos na insurgência do lugar-obra: texturas e dinâmicas nas Geografias Criativas entre o Instituto Inhotim e o Centre d’Arts et de Nature de Chaumont-sur-Loire. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.15666