O desenvolvimento da Geografia das racialidades no Brasil
a constituição dos conceitos e temas centrais
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15586Palavras-chave:
Produção científica, Geografia brasileira, Racialidades, EpistemologiaResumo
Este artigo tem como objetivo compreender o desenvolvimento temático e conceitual da produção científica de artigos na Geografia brasileira sobre racialidades. Para atingir o objetivo traçado foi realizado um levantamento de artigos científicos no Observatório da Geografia Brasileira que possui atualmente 25.437 artigos catalogados. Com base em um conjunto de termos relacionados às racialidades, foram encontrados 452 artigos. Este volume de produção científica foi analisada do ponto de vista temático e conceitual por meio da análise de redes sociais com o apoio do software Gephi. A pesquisa realizada demonstra uma afinidade conceitual em torno do conceito de território e uma importância temática em torno das comunidades indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
Downloads
Referências
BLONDEL, Vincent D. et al. Fast unfolding of communities in large networks. Journal of statistical mechanics: theory and experiment, v. 2008, n. 10, p. 10008, 2008.
CAMARGO, Neilor Fermino. Redes de financiamento eleitoral em 2014 e 2018: efeitos da proibição de doações empresariais. Tese de doutorado, UFPR, 2020.
FANON, Fratz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FRUCHTERMAN, Thomas M.; REINGOLD, Edward M. Graph Drawing by. Force-directed Placement. Software- Practice and Experience, vol.21, nov.1991. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/spe.4380211102>. Acessado em 20/04/2021.
LANDER, Edgardo. Ciências Sociais: saberes coloniais eurocêntricos. In: A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Argentina, Colección Sur Sur, 2005. p. 8-23.
MALACHIAS, Antônio Carlos. Geografia e Relações Raciais: desigualdades sócioespaciais em preto e branco. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) Universidade de São Paulo, São Paulo.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MIGNOLO, Walter. Os esplendores e as misérias da “ciência”: colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluri-versalidade epistémica. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento Prudente para uma Vida Descente: Um Discurso sobre as Ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.
MOORE, Carlos. Racismo e sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza edições, 2007.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Pan-africanismo na América do Sul: emergência de uma rebelião negra. Petrópolis: Ipeafro / Vozes, 1981.
OLIVEIRA, Denilson de Araújo. Por uma geografia nova do ensino de África no Brasil. In: COSTA, Carmem Lúcia (org.) Gênero e diversidade na escola, espaço e diferença: abordagens geográficas da diferenciação étnica, racial e de gênero. Goiânia: Gráfica UFG, 2018. p. 9-31. Disponível em:
<https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/genero-e-diversidade-na-escola/index.html>. Acessado em: 20/04/2021.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Argentina, Colección Sur Sur, 2005. p. 107-130.
SANTOS, Renato Emerson dos. Geografia e currículo: questões a partir da lei 10.639. Terra Livre, São Paulo/SP, ano 26, v.1, n. 34, p. 141-160, jan-jun/2010.
SILVA, Edson Armando; SILVA, Joseli Maria Silva. Ofício, Engenho e Arte: Inspiração e Técnica na Análise de Dados Qualitativos. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 132 - 154, jan. / jul. 2016.
SILVA, Joseli Maria Silva. Ausências e silêncios do discurso geográfico brasileiro: uma crítica feminista ao discurso geográfico brasileiro. In: SILVA, Joseli Maria: Geografias Subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidades. Ponta Grossa: Todapalavra, 2009a, p.55-92.
SILVA, Joseli Maria Silva. Fazendo geografias: pluriversalidades sobre gênero e sexualidades. In: SILVA, Joseli Maria: Geografias Subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidades. Ponta Grossa: Todapalavra, 2009b, p.25-54.
SILVA, Joseli Maria, ORNAT, Marcio Jose, CHIMIN JUNIOR, Alides Baptista. Geografias feministas e pensamento decolonial: a potência de um diálogo. In: Joseli Maria Silva, Marcio Jose Ornat e Alides Baptista Chimin Junior (Eds.). Diálogos Iberolatino-americanos sobre geografias feministas e das sexualidades. Ponta Grossa: Toda palavra, 2017, p. 11-30.
SILVA, Joseli Maria, ORNAT, Marcio Jose, CESAR, Tamires Regina de Oliveira, CHIMIN JUNIOR, Alides Baptista. Corpos e marcadores de desigualdades na análise geográfica: gênero, sexualidade e racialidade. In: COSTA, Carmem Lúcia (org.) Gênero e diversidade na escola, espaço e diferença: abordagens geográficas da diferenciação étnica, racial e de gênero. Goiânia: Gráfica UFG, 2018. 68-82. Disponível em: <https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/genero-e-diversidade-naescola/index.html>. Acessado em: 20/04/2021.
SOUSA, Patrício Pereira Alves de. Raça, etnia e negritude: aportes teórico-conceituais para debates etnogeográficos. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 3, p.18-45, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)