Aspectos da comercialização da carne suína no varejo no município de Aquidauana-MS
Keywords:
consumo de carne, oferta de produto, suinoculturaAbstract
Objetivou-se realizar levantamento descritivo da comercialização e variáveis que afetam a quantidade de carne suína ofertada no município de Aquidauana-MS. O diagnóstico foi realizado por meio de entrevistas com responsáveis administrativos e vendedores nos estabelecimentos varejistas, sendo investigadas as variáveis: capacitação do vendedor e conhecimento sobre produção dos suínos; ordem de vendas de carnes; oferecimento da carne suína; denominações e informações solicitadas pelo consumidor; promoções e estratégias para aumentar a oferta da carne; nível de concorrência do segmento e determinantes do preço de venda da carne. Os dados foram analisados por estatística não-paramétrica, teste Kruskal-Wallis. Constatou-se que a carne suína foi a terceira mais vendida e sua comercialização realizada 48% em açougues, 29% em supermercados e 23% em mercados. A venda de carne suína foi determinada por vários fatores, além do seu próprio preço, e as variáveis mais citadas foram: época do ano, preferência do consumidor e disponibilidade para compra. Na aquisição os consumidores destacaram a importância do preço, seguida de informações sobre qualidade e procedência. Estabelecimentos afirmaram que as formas de aumentar as vendas seriam reduzir os preços, realizar propaganda, melhorar a apresentação do produto e aumentar a oferta, mas poucos utilizavam as estratégias, pois estavam satisfeitos com a quantidade vendida e não se preocupavam com concorrência. Os vendedores são pouco capacitados quanto aos cortes e desconhecem o processo produtivo. A carne suína possui um potencial de crescimento de vendas no município desde que haja adequação dos estabelecimentos, padronização do serviço e constância de oferta do produto.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors authorize the publication of the article in the journal.
The authors ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal.
- The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the authors.
- The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms.
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) only after publication.