Inserindo o solo na educação ambiental: uma experiência no Centro-Oeste
Keywords:
Educação Ambiental, educadores, ensino de solos, recursos naturais.Abstract
O solo é um dos recursos essenciais pela influência que exerce sobre os ambientes e sociedades. No entanto, a promoção de um conjunto de ações que incentivem a importância da conservação do solo ainda se faz necessária. Objetivou-se, com esse trabalho, incentivar o estudo e a preservação do solo e do ambiente em escolas de Ensino Fundamental no Município de Dourados-MS. As atividades iniciaram-se em 2008 e dadas as suas características despertaram o interesse da comunidade, estendendo a oferta de palestras, visitas ao campo para observar o solo e a paisagem e atividades lúdicas e de pintura. Ao final do projeto verificou-se uma ampliação no conhecimento e conscientização das crianças acerca dos solos e meio ambiente, fortemente motivados pela inserção das atividades lúdicas. Além disso, pelo intercâmbio Universidade-Comunidade, o projeto contribuiu para a formação dos palestrantes envolvidos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors authorize the publication of the article in the journal.
The authors ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal.
- The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the authors.
- The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms.
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) only after publication.