Simulação de operações de grãos em um terminal portuário
DOI:
https://doi.org/10.30612/agrarian.v13i47.9215Palavras-chave:
Simulação. Terminal Portuário. Armazenagem. Ferrovia. Rodovia e Milho.Resumo
O agronegócio é uma das principais atividades da economia no Brasil e de suma importância para a balança comercial brasileira. Neste cenário a exportação de grãos coloca o Brasil em uma posição privilegiada no comércio internacional de commodities agrícolas. Em 2017 o milho foi o principal responsável pela alta performance do setor, com o crescimento de 13%. O grão protagonizou no ano de 2017 a produção de 97 milhões (t). O objetivo deste artigo é investigar eventuais gargalos logísticos na operação de recebimento e armazenamento do milho no complexo portuário de Santos. Para tanto, optou-se por estudar os referidos processos em um terminal portuário de exportação, aqui denominado Terminal A utilizando-se de simulação. Os resultados apresentam duas operações distintas, a chegada do grão no terminal por ferrovia (vagão) e a chegada por rodovia (caminhão) e apontam potenciais gargalos operacionais.
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