Avaliação Biométrica de Cordeiro Pantaneiros
Palavras-chave:
mensuração in vivo, desenvolvimento corporal, ovinos nativos, zoometriaResumo
Objetivou-se nesse trabalho estudar a biometria durante o crescimento corporal de cordeiros nativos pantaneiros desde a primeira semana de vida até a puberdade. Foram selecionado uma amostra de 20 animais ( nove machos e 11 fêmeas) aleatória de ovinos nativos pantaneiros nascidos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2007 durante 27ª semanas, totalizando 94 avaliações nos machos e 151 avaliações nas fêmeas. O intervalo de idade mesurado foi de 7 a 195 dias. As avaliações biométricas foram realizadas a cada duas semanas, quando os animais eram pesados, e mensurados com uma fita métrica de 150 cm, graduada em centímetros, os comprimentos longitudinal, torácico, de trocânter e de perna. Tudo era anotado em uma planilha constando também a data da biometria, a idade do cordeiro em dias e o número (brinco) de cada cordeiro. O crescimento dos animais foi quadrático e os valores médios observados foram: comprimento corporal 50,61 e 49,54 cm, comprimento torácico 57,57 e 57,06 cm, comprimento trocânter 20,92 e 20,88 cm, comprimento de perna 19,24 e 18,25 cm, os pesos iniciais foram de 4,79 e 3,77 kg, ate 40,20 e 38,30 kg, respectivamente para machos e fêmeas. Conclui-se que os cordeiros pantaneiros durante toda a fase de crescimento corporal apresentam características desejáveis para boa produção, apesar de nunca ter sofrido nenhum melhoramento genético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.