Novos surtos populacionais de mosca-dos-estábulos no Mato Grosso do Sul: medidas de controle e prevenção
Palavras-chave:
Bovinos, cana-de-açúcar, mosca-dos-estábulosResumo
Para a pecuária brasileira, a mosca-dos-estábulos, que durante muitos anos foi considerada uma praga secundária, têm atualmente atingido a condição de praga-chave, devido aos surtos cada vez mais frequente em função da expansão das áreas destinadas ao plantio da cana-de-açúcar. Entre os vários substratos utilizados para a oviposição da mosca, destacam-se os restos da cultura, torta de filtro e o terreno com vinhaça em áreas canavieiras, e o estrume, a terra com a urina e material orgânico em estábulos, além de malhadores e cochos nos locais de produção pecuária. Objetivando relatar os novos surtos da mosca-dos-estábulos em bovinos de Mato Grosso do Sul, foram compilados os dados referentes a visitas técnicas realizadas por profissionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em usinas de açúcar e álcool e fazendas. No presente trabalho são discutidas ainda medidas de controle e prevenção, além de recomendações técnicas aos produtores, no intuito de prevenir futuros ataques da mosca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.