Modelagem estatística utilizando inferência Bayesiana para descrever o ganho em peso médio diário em Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus variedade “GIFT”)
DOI:
https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i38.6786Palavras-chave:
Bayes factor, genetic breeding, fish, model.Resumo
O objetivo do estudo atual foi analisar quatro modelos estatísticos usando inferência Bayesiana para descrever o ganho diário médio (g) (ADG) durante a seleção genética da Tilapia do Nilo (Oreochromis niloticus "GIFT"). O conjunto de dados foi composto por informações de 2.615 peixes, pertencentes a quarta geração (G4) do programa de melhoramento de peixes na estação de experimental de Floriano da Universidade Estadual de Maringá, município de Maringá, Paraná, Brasil. Nessas análises, consideramos um modelo animal em que o sexo foi o efeito fixo, os efeitos lineares e quadráticos da idade do peixe foram covariáveis em dias e os efeitos genéticos aditivos. Os modelos foram modificados com base na informação disponível de efeitos genéticos aditivos e ambientes comuns de larvicultura (c), alevinagem (w), ou nenhum deles. Os resultados para herdabilidade estimados para os modelos, M2 = 0,24 e M4 = 0,23 foram considerados médios e altos para M1 = 0,83 e M3 = 0,79. O critério de seleção no modelo DIC foi menor para o M1 com -282,59 e superior para M4 com 1754,57. Outro critério de seleção foi a densidade de registro marginal do fator Bayer que corrobora com o DIC apenas para o valor mais baixo em que M1 = 585,29. Menos esforços de computador para alcançar a convergência foram encontrados utilizando o modelo M1 com 15 mil cadeias, sendo o melhor modelo para explicar e prever o fenômeno.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.