Desempenho e características da carcaça de novilhos alimentados com silagem de diferentes híbridos de milho
DOI:
https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i39.6693Palavras-chave:
consumo, cultivares de milho, digestibilidade aparente, ganho de peso, medidas corporaisResumo
Esse trabalho teve como objetivo avaliar o consumo de matéria seca, a digestibilidade aparente da dieta, o ganho de peso médio diário, assim como as características da carcaça e seus componentes não integrantes, de novilhos terminados em confinamento alimentados com silagens dos híbridos de milho P2530, P30B39 H e P30R50 H. As dietas foram formuladas com silagem de milho e concentrado comercial com razão 50:50 na base seca. O experimento utilizou 36 novilhos inteiros cruza ½ Angus, com idade média de 12 meses e peso vivo médio inicial de 372 kg. O nível de NDT apresentou diferença entre os tratamentos (P<0,05), tendo o híbrido P30R50 H gerado 66,57% contra 62,97% do híbrido P2530. Os percentuais de digestibilidade aparente da dieta variaram de 68,65% (P2530) a 72,24% (P30B39 H), havendo diferença significativa entre os híbridos (P<0,05). Não houve interação significativa entre híbrido x período para nenhuma das variáveis de desempenho, porém, o GMD do primeiro período (1,282 kg) foi estatisticamente inferior aos dois próximos, com valores médios de 1,518 e 1,535 kg, respectivamente. Apesar dos híbridos de milho P30R50 H e P30B39 H terem apresentado maiores valores de NDT e digestibilidade aparente, tais resultados foram incapazes de gerar diferença em relação ao desempenho dos animais, tampouco nas características da carcaça.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.