Características agronômicas de cultivares de cenoura (Daucus carota L.) submetidas a diferentes lâminas de irrigação
Palavras-chave:
Daucus carota L., Irrigação por gotejamento, Olericultura, ProduçãoResumo
A literatura sobre o desempenho agronômico de hortaliças irrigadas no nordeste sul-mato-grossense ainda é escassa e fundamentada em experiências empíricas de produtores, desprovidos de referências de resultados de pesquisas. Portanto, há necessidade de se determinar o desempenho de novos materiais, que apresentem adequadas características agronômicas, sob irrigação, para maximização da produção. Diante disso, objetivou-se avaliar a produção de diferentes cultivares de cenoura submetidas a diferentes lâminas de irrigação. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas quatro lâminas de irrigação (50, 75, 100 e 125% da evapotranspiração da cultura) e nas subparcelas três cultivares de cenoura (Brasília Irecê, Nantes e Nantes Milena), no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Foram avaliadas as seguintes características: comprimento da parte aérea, massa seca da parte aérea, comprimento de raiz comercial, diâmetro de raiz comercial, massa de raiz comercial por planta, massa de raiz comercial, massa de raiz não comercial, massa de raiz total e eficiência de uso da água. Os benefícios conferidos pelo aumento das lâminas de irrigação não foram tão efetivos devido aos frequentes eventos de precipitação pluvial ao longo do período experimental; e diante disso, o aumento da lâmina de irrigação não proporcionou benefícios nas características agronômicas das cultivares de cenoura, na época chuvosa, em Chapadão do Sul-MS. A cultivar Brasília Irecê deverá ser preferida para o cultivo de cenoura na região nordeste Sul-Mato-Grossense.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.