Correlação dos componentes tecnológicos da cana-de-açúcar com a quantidade de carbono orgânico num latossolo em Rio Brilhante, MS
Palavras-chave:
agricultura de precisão, geoestatística, manejo do solo, Saccharum spp.Resumo
A cana-de-açúcar (Saccharum spp) tornou-se uma das culturas de maior importância econômica em todo mundo. Este fato é devido à sua múltipla utilização que proporcionou, concomitantemente, rápido crescimento da economia brasileira e aumento das especulações e dúvidas a respeito de seu cultivo. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do cultivo intensivo da área, sobre alguns componentes tecnológicos da cana-de-açúcar correlacionados com atributos químicos do solo, nas camadas 0,00-0,20 e 0,20-0,40 m. O experimento foi realizado na Usina de Bioenergia Eldorado localizada no Município de Rio Brilhante, sendo um total de 80 amostras todas georreferenciadas. Os componentes tecnológicos avaliados foram: açúcares totais recuperáveis (ATR), expresso em kg t-1; sólidos solúveis totais (BRI), sacarose no caldo (POL), pureza aparente (PUR) e fibra (FIB), expressos em %. Já os atributos do solo foram: estoque de carbono (EC) e carbono orgânico (CO). O teor de carbono orgânico e o seu estoque revelaram-se como atributos potencialmente aptos para a definição de duas zonas específicas de manejo do solo. Em futuros trabalhos voltados à agricultura de precisão, que empreguem os mesmos atributos do solo e da planta que os do presente estudo, os alcances recomendados deverão estar compreendidos entre 119 e 922 m.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.