A importância do desenvolvimento de revistas científicas em mídia digital: O caso da Revista Agrarian
Resumo
Estudos e pesquisas são ações fundamentais em qualquer área do conhecimento e funcionam como alicerces no processo de evolução e desenvolvimento. Tão importante quanto a geração do conhecimento é a disseminação e difusão destas informações, utilizando meios de comunicação abrangentes e eficientes. O objetivo dos autores foi apresentar o caso da Revista Científica Agrarian: sua criação, desenvolvimento e consolidação, enfatizando os resultados e ações obtidos durante seus 6 anos em atividade. A revista científica foi criada em 2008, sendo a primeira revista científica de Mato Grosso do Sul de acesso aberto e totalmente digital que publica trabalhos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Economia e Administração do Agronegócio. A Agrarian recebe submissões de todas as regiões do país, o que possibilita disponibilizar conhecimentos de grande importância ao público, entre técnicos, pesquisadores e estudantes. Foram publicadas vinte e uma edições entre os anos 2008-2013, todas disponibilizadas no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Com um número de 615 submissões e 285 artigos publicados, é possível concluir que a Revista Agrarian está se tornando um veículo de informação confiável e consolidado. Estes dados também confirmam as hipóteses relacionadas à importância de veículos práticos e econômicos para a difusão do conhecimento científico agrário no Estado do Mato Grosso do Sul, importante centro do agronegócio no País.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.