Nível de ruído emitido por conjunto trator-recolhedora de café
Palavras-chave:
geoestatística, mecanização agrícola, nível de pressão sonoraResumo
O uso intenso das máquinas agrícolas nas propriedades rurais pode colocar os operadores sob regime de ruído, muitas vezes prejudicial à saúde. O objetivo do trabalho foi avaliar o nível de ruído emitido por conjunto trator-recolhedora de café (Coffea arabica L.) na condição estática e dinâmica. As análises foram realizadas em propriedade do município de Romaria – MG. Na condição estática, foi avaliado o nível de ruído em função da rotação do motor e em função dos fatores posição (direita, esquerda, anterior e posterior) e distâncias laterais (entre 0 e 10 m). Na condição dinâmica, foi avaliado o nível de ruído emitido pelo conjunto trator-recolhedora em função dos fatores posto de trabalho (ajudante e operador) e marchas de deslocamento. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado (DIC), com comparação de médias pelo teste de Tukey e pela geoestatística para avaliação da dependência espacial. Na condição estática os resultados indicaram que os níveis de ruído aumentam conforme se incrementou a rotação do motor. Os maiores níveis de ruído foram na posição direita do trator, e à medida que se afasta na lateral do posto do operador os níveis de ruído vão reduzindo, sendo que a partir de 3 m já se pode trabalhar sem proteção auricular por oito horas. Na condição dinâmica no posto do operador do trator os níveis de ruídos são maiores quando comparado ao posto do ajudante na recolhedora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.