Qualidade da Água em um Reservatório Neotropical Associado à Criação de Peixes em Tanques Rede: Reservatório de Itaipu
Palavras-chave:
Aquicultura, fatores físicos e químicos, sustentabilidade, cultivo superintensivoResumo
O cultivo de peixes em tanques rede proporciona a otimização do espaço e grande produção, mas por outro lado, há o risco do ambiente ficar eutrofizado quando não houver manejos adequados. O presente trabalho teve por objetivo verificar a qualidade da água na criação de peixes em tanques rede durante o período de um ano no reservatório da Itaipu Binacional. A coleta de água foi realizada mensalmente durante o ano de 2009 com o auxílio de uma garrafa de Van Dorn. Para o levantamento dos dados abióticos estabeleceram-se quatro estações de amostragem. Foram analisados os parâmetros oxigênio dissolvido, temperatura da água, condutividade elétrica, transparência, pH, fósforo, ortofosfato, amônia, clorofila-a e demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Verificou-se que os parâmetros apresentaram diferenças estatísticas entre os meses de coleta com exceção da amônia e DBO. Contudo, o ambiente se manteve dentro da faixa propícia ao cultivo de peixes e não há indícios de deterioração da qualidade de águaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.