Fotoperíodo artificial na produção de oócitos e no desenvolvimento embrionário em caprinos
Palavras-chave:
cabras, fertilização, fotoperíodo, oócitos, superovulaçãoResumo
Para se alcançar maiores índices reprodutivos em cabras, o fotoperíodo artificial tem sido usado apenas na sincronização de estro. Além disso, esta espécie animal tem importância na produção de animais transgênicos produzidos por FIV. O objetivo deste estudo foi produzir e comparar embriões caprinos (Capra hircus-Linnaeus-1758) provenientes de cabras Alpinas submetidas ao fotoperíodo natural (estação e anestro) e artificial (120 luxes/45 dias/20 h). Foram utilizadas 31 cabras Alpinas, distribuídas em cinco grupos, avaliando o fotoperíodo natural e artificial, utilizando sêmen fresco e congelado e heparina (200μg mL-1) na capacitação espermática. Foram obtidos 720 oócitos e sete blastocistos (cinco do G3- fotoperíodo natural e dois no G2 –fotoperíodo artificial, ambos durante o anestro estacional). Estes foram congelados por um ano. Ao término do estudo concluiu-se que não houve diferença estatística entre os grupos. Após a descongelação e transferência de sete embriões, obteve-se o primeiro produto FIV caprino do Brasil proveniente de embrião congelado produzido em fotoperíodo artificial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.