Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico

Autores

  • Germani Concenço Embrapa Agropecuária Oeste
  • Ivo de Sá Motta Embrapa CPAO
  • Igor Vinicius Talhari Correia Universidade Anhanguera
  • Francieli Moreira Silva Universidade Unigran
  • Gisele Brito Salomão Universidade Unigran

Palavras-chave:

infestação, consórcios, fitossociologia

Resumo

Objetivou-se com este estudo avaliar a composição, nível de ocorrência, diversidade de espécies e semelhança de infestação por plantas espontâneas, em sistemas agroecológicos. O experimento foi instalado em condições de campo, na Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira, no Município de Ivinhema-MS, constando do cultivo de café solteiro ou em consórcio com bananeiras. A implantação dos cultivos ocorreu em meados de 2009, e as avaliações de ocorrência de plantas espontâneas foram realizadas após três anos de manejo do sistema, no verão de 2012. Foram avaliadas a ocorrência e a composição da flora infestante em ambos os sistemas, em pleno verão, sendo quantificados a abundância, a frequência, a dominância e o valor de importância de cada espécie espontânea ocorrente. A diversidade de espécies vegetais foi estimada para cada sistema pelos índices de Simpson e de Shannon-Weiner, e os sistemas de cultivo foram ainda comparados pelo coeficiente binário assimétrico de similaridade de Jaccard. Os sistemas de cultivo diferiram quanto ao nível de infestação absoluta, e as espécies infestantes ocorrentes e sua importância no sistema também diferiram entre os sistemas de cultivo. A incidência de espécies espontâneas no consórcio de cafeeiro com bananeiras correspondeu a 17% do número de plantas e 6,5% da massa seca acumulada pelas plantas do observado no cultivo solteiro. O sombreamento proporcionado pela bananeira em consórcio com cafeeiro mostra-se como manejo cultural eficiente na supressão de plantas espontâneas.

Downloads

Biografia do Autor

Germani Concenço, Embrapa Agropecuária Oeste

Possui graduação em Agronomia (2003), especialização em Produção de Sementes (2005) e mestrado em Fisiologia Vegetal (2005) pela Universidade Federal de Pelotas, e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atuou como International Agronomist da Valmont Industries (sediada em Omaha, Nebraska, USA), desenvolvendo pesquisas com arroz em diversos Países. Atualmente é pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste na área de Sistemas de Produção Sustentáveis - Manejo Integrado de Plantas Espontâneas.

Ivo de Sá Motta, Embrapa CPAO

Concluiu o doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente é Pesquisador A na área de Agroecologia da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Atuou no IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná na função de Pesquisador em Agroecologia e na EMATER Paraná - Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural como Extensionista Agrícola. Formação em Agronomia, com experiência em Fitotecnia - Sistemas de Produção, atuando em: Agroecologia, Agricultura Orgânica, Agricultura Familiar, Fruticultura Tropical, Olericultura, Viveiricultura, Culturas de Subsistência (Milho, Feijão e Mandioca) e Sistemas Agroflorestais.

Downloads

Publicado

2012-11-19

Como Citar

Concenço, G., Motta, I. de S., Correia, I. V. T., Silva, F. M., & Salomão, G. B. (2012). Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico. Agrarian, 6(19), 22–28. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/agrarian/article/view/1846

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia