Variabilidade espacial e temporal da produtividade de soja no Cerrado brasileiro
Palavras-chave:
agricultura de precisão, geoestatística, mapeamento da produtividadeResumo
A região do cerrado brasileiro é uma das mais importantes no cenário nacional de produção de grãos, porém, apresenta solos de baixa fertilidade natural. Regiões com essas características apresentam potencial para o emprego de técnicas de agricultura de precisão. O mapeamento da produtividade, neste cenário, torna-se importante, auxiliando na prescrição de aplicação de fertilizantes a doses variadas. Neste contexto, o presente estudo objetivou analisar a variabilidade espacial e temporal da produtividade de soja, em uma área situada no cerrado brasileiro, onde se adota o sistema de plantio direto e rotação de culturas. O mapeamento da produtividade de soja foi realizado em uma propriedade localizada no estado do Mato Grosso do Sul, em área de Cerrado. Foram estudados três anos de mapeamento da produtividade, sendo representativos das safras de 2007/2008, 2008/2009 e 2009/2010. Para avaliar a dependência espacial e temporal da produtividade, técnicas estatísticas e geoestatísticas foram empregadas. Foi observada dependência espacial e temporal da produtividade de soja para as três safras avaliadas. Na análise da variabilidade temporal da produtividade foi detectado que 12,7% da área apresentaram produtividade instável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.