Dinâmica de peso, escore de condição corporal e grau famacha em ovelhas texel de diferentes idades e gestantes
Palavras-chave:
método Famacha©, Haemonchus contortus, ovinos, período reprodutivoResumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a dinâmica do peso vivo e escore de condição corporal de ovelhas Texel, bem como estimar o grau famacha de acordo com a evolução da idade das matrizes e o estágio de gestação. O experimento foi conduzido em uma propriedade rural da Depressão Central do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre o início do estro e o final da gestação das ovelhas. Os animais experimentais foram 37 ovelhas Texel de diferentes idades, as quais foram classificadas pelos incisivos permanentes, constituindo os tratamentos: dois, quatro, seis e oito dentes. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com diferentes números de repetições. As avaliações executadas foram: determinação do peso vivo (PV), escore de condição corporal (ECC) e estimativa do grau de anemia, através da utilização do método Famacha©. Entre as ovelhas multíparas não houve diferenças de ECC, porém o PV diferiu entre todas as idades, em função do desenvolvimento corporal. O período inicial apresentou-se propício ao incremento de PV, porém no terço final da gestação os animais perderam ECC, em função do maior requerimento nutricional nesta fase. Os períodos de maior incidência de chuvas aliados a altas temperaturas, além do peri-parto, foram onde ocorreram maior susceptibilidade às verminoses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.