Entre manuais e artigos: campanhas para o público leigo sobre o fumo e seus males no Brasil na primeira metade do século XX.
Palabras clave:
História da Saúde. Antitabagismo. Divulgação médico-científica.Resumen
Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento dos discursos contra o tabagismo produzidos no país na primeira metade do século XX, a partir das obras de editoras religiosas – Adventistas e Batistas - e da Revista Seleções do Reader’s Digest. Estas publicações desempenharam importante papel na circulação de artigos sobre a temática voltados para o público leigo até a década de 1960, quando as pesquisas da epidemiologia do câncer do pulmão ganharam espaço nos artigos em revistas especializadas, principalmente da medicina, e na mídia leiga.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-07-29
Cómo citar
Gonçalves, H. S., & Abreu, D. M. de. (2011). Entre manuais e artigos: campanhas para o público leigo sobre o fumo e seus males no Brasil na primeira metade do século XX. Fronteiras, 13(23), 127–145. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/995
Número
Sección
DOSSIER HISTORIA DE LA SALUD
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).